banner residencia em tic
RESIDÊNCIA

Residência em TIC Infra/Cyber

A Residência em TIC Infra/Cyber é um programa ágil, conceitual-prático, gratuito e de alto impacto socioeconômico na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, conduzido pela BRISA – Sociedade para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação –, em parceria com o Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana –, com apoio da SOFTEX – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – e do MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991, no âmbito dos Programas e Projetos Prioritários de Informática (PPI) e do Programa MCTI FUTURO.

A Residência em TIC Infra/Cyber é exclusiva para mulheres.
Há ações afirmativas para mulheres pretas, mulheres trans, mulheres neuro diversas, mulheres formadas em escola pública, mulheres indígenas e mulheres refugiadas

5 anos

de programa

+ de 800

horas em 8 meses

+1.200

Residentes formados
(até 2024)

50%

contratação imediata

+ de R$ 13 Mi de poder de compra/o com pagamento de salários

NOSSO OBJETIVO

Capacitação de mulheres para Fortalecer o Setor de TI na Região Serrana do Rio de Janeiro

Os objetivos são capacitar novas profissionais para a área de tecnologia, em curto prazo, com qualidade e em alinhamento com as demandas de mercado, e ampliar o acesso e oportunidades para o ingresso na carreira de TI, principalmente para quem vive na região. Assim, o Serratec espera contribuir com a oferta de profissionais qualificados para o fortalecimento e expansão do setor de TI da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.

NOSSO OBJETIVO

Venha conferir como o Serratec transforma carreiras em TI na Região Serrana

RESIDÊNCIA

Para quem é?

Se você  é mulher ebusca uma oportunidade de capacitação de qualidade, alinhada às demandas do mercado e deseja ampliar suas chances de ser contratada por empresas parceiras, este programa é para você.

Te damos aquela forcinha para ingressar
no mercado de tecnologia e mudar de vida!

Dê o primeiro passo rumo a uma carreira de sucesso em tecnologia da informação. Nosso curso, 100% gratuito e sem necessidade de conhecimento técnico prévio, está alinhado com as demandas do mercado e conta com parcerias de empresas renomadas.

foto computador programação

Conhecimento Técnico

Alinhado às tecnologias demandadas pelo mercado, o Programa é focado na área de Desenvolvimento de Software (web e mobile) e Infraestrutura de Redes.

Soft Skills

As residentes também terão oportunidade de aprofundar e desenvolver soft skills, que são habilidades comportamentais e competências interpessoais fundamentais para o desenvolvimento profissional – e que, por sinal, damos muito valor.

Projetos reais

Unindo a teoria e prática, o futuro profissional estará mais preparado para o que vai encontrar no mercado de trabalho. A experiência prática e real, seja fazendo parte de um time que desenvolverá soluções para projetos de softwares, com o apoio de mentores das empresas parceiras, seja estruturando redes em contextos que simulam a realidade do trabalho.

O Programa também contribui para a criação e desenvolvimento de produtos, oferecendo oportunidades para a área de Infra e Cyber e para o fomento de capital humano
capaz de surfar a onda da revolução 4.0

Trilha: da Residente ao Profissional

Transforme sua vida e carreira com nossa Trilha do Residente ao Profissional, um programa especialmente desenhado para quem deseja ingressar na área de tecnologia da informação. Sem necessidade de conhecimento técnico prévio, nosso curso gratuito oferece uma capacitação de alta qualidade que atende às demandas do mercado atual.

1. Inscrições

Preencha o formulário e faça sua inscrição. Antes de realizar a inscrição, conheça o edital.

Acesse o edital

2. Trilha de Qualificação

Esta é uma etapa que vai apoiar a candidata a iniciar a preparação para a jornada da Residência.

A candidata receberá referências de conteúdos de iniciação à tecnologia e precisará responder à perguntas sobre o material estudado.

3. Desafios de Conhecimento

O processo de seleção é composto por uma ou duas provas de conhecimentos gerais, incluindo português, matemática e lógica. O conhecimento de algoritmos será considerado complementar.

5. Entrevista

Entrevistas avaliativas irão levar em consideração: engajamento, disponibilidade e aderência ao Programa.

6. Matrícula

Nesta etapa o candidato precisa assinar o Termo de Responsabilidade e Compromisso e Contrato de Matrícula. 

7. Residência em TIC Infra/Cyber

Passando em todas as etapas do processo de seleção, a aluna iniciará a Residência, que tem a duração de 8 meses. Durante este período, precisará se dedicar por na parte da noite de segunda à sexta e durante as manhãs de sábado. Tempo complementar de estudo será requerido para o pleno desenvolvimento do processo de aprendizagem.

O Programa de Residência em TIC Infra/Cyber acontecerá das 17h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 12h, aos sábados.

8. Contratação

Comece sua carreira! Após o período da Residência, os alunos, a depender da performance, terão a oportunidade de contratação pelas empresas parceiras. E mesmo aqueles que não forem selecionados, receberão apoio para buscar oportunidades futuras no mercado. 

RESIDÊNCIA

Você vai dominar as principais habilidades técnicas esperadas para o desenvolvimento fullstack, com um time de professores atualizados com as tecnologias mais usadas no mercado. A partir de uma metodologia centrada no residente e na ampliação da sua capacidade de aprender e de se auto desenvolver, a partir da composição da teoria com a prática. Dá uma olhada no conteúdo que espera por você:

• Fundamentos de Hardware
• Fundamentos de Software
• Fundamentos de Redes
• Cabeamento Estruturado
• Computação, Cabeamento e Wireless
• Servidores, Virtualização e Computação em nuvem
• Serviços de Rede
• Cybersegurança

Conteúdos que apoiarão você no desenvolvimento de habilidades comportamentais para o mercado de trabalho, como:

• Autoconhecimento
• Responsabilidade e autonomia
• Adaptabilidade
• Despertar pela aprendizagem contínua
• Trabalho em Equipe
• Gestão de tempo
• Experiência Corporativa
• Liderança
• Resolução de problemas
• Foco em resultado
• Comunicação
• Empreendedorismo e Criatividade

Ao longo da jornada de aprendizagem, um time formado por jovens profissionais de tecnologia dá o suporte aos alunos, tirando dúvidas e ajudando a fixar o conhecimento.

No decorrer de todo o curso, os residentes recebem aulas de inglês, com ênfase em inglês técnico para as Ciências da Computação.

Com o objetivo de ampliar as perspectivas e aumentar a competitividade dos residentes, o currículo abrange também conteúdos complementares em tecnologia e em habilidades comportamentais, conduzidos por profissionais convidados, que têm destaque em suas áreas de atuação.

CORREALIZAÇÃo

logo da empresa brisa
logo da empresa firjan
logo sinditec

apoio

logo mcti futuro
logo da empresa softex
logo governo federal
logo da empresa orange
logo da empresa future

Projeto apoiado pelo MCTI com recursos da Lei da Informática

Histórico & Experiência

O nascedouro do atual Programa de Residência em TIC do Serratec nos leva de volta ao ano de 2010, quando a Neki IT, empresa do Serratec, realizou a primeira experiência e compartilhou conosco seu know-how.

Nossa influência veio também da experiência do CESAR de Recife. Fomos até o nordeste brasileiro, buscamos referências nesta inspiradora iniciativa de inovação e desenhamos nosso próprio modelo. Também sustentado em pessoas, decidimos, entretanto, por conceito, ampliar a base de entrada, dando oportunidade e acesso a que tem, como escolaridade, apenas o Ensino Médio concluído.