Noticias

Um futuro científico para Petrópolis

By 21 de março de 2013 No Comments

 

O Laboratório Nacional de Computação Cientifica – LNCC, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, contribui para o avanço da ciência por meio da realização de pesquisas científicas e desenvolvimentos tecnológicos em Computação Cientifica e suas aplicações, assim como na formação de novos pesquisadores, facilitação do uso da computação de alto desempenho para o meio acadêmico e setor empresarial e promoção e disseminação da ciência, em benefício da sociedade.


O LNCC orienta-se pelas perspectivas da relevância global e do alto valor estratégico da Computação Cientifica e da computação de alto desempenho, bem como pelo mandato que tem de atuar como um Laboratório Nacional, integrando atividades realizadas no país e no exterior.


Nessa qualidade, é aberto para o uso compartilhado da sua infraestrutura de pesquisa e de serviços computacionais e constitui referência para o desenvolvimento autônomo do País na área estratégica em que atua. Tem como atividade precípua a realização de pesquisas e desenvolvimentos em simulação matemática e computacional e em modelos, métodos, algoritmos, técnicas e novas aplicações, de utilização em temas relevantes para a sociedade, para as ciências e para o desenvolvimento do país. Alia à sua finalidade central a formação, em nível de pós-graduação, de novos pesquisadores em Modelagem Computacional, com elevado grau de qualificação e perfil interdisciplinar. Promove, direta e indiretamente, por si ou em redes cooperativas, a realização de pesquisa científica avançada e inovadora e a atualização e o emprego de processamento de alto desempenho, junto às instituições componentes do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação (SNCT&I). Acrescenta ainda as suas atribuições a disseminação dos conhecimentos e saberes que compõem o seu capital intelectual, por meio da promoção e da participação em fóruns especializados e de divulgação da ciência.


Além das atividades científicas e de ensino em pós-graduação, o LNCC também produz divulgação científica para a comunidade de Petrópolis (RJ) e cidades vizinhas tais como atividades gratuitas e abertas ao público na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e o Ciclo de Palestras fique por Dentro”. O Ciclo de Palestras “Fique Por Dentro”, que é uma iniciativa do LNCC/MCTI em prol da popularização da ciência voltado à comunidade, apresenta palestras gratuitas e mensais, oferecidas ao público em geral, e abordam temas de diferentes correntes científicas, como Astronomia, Biologia, Ciências Atmosféricas e Física, entre uma diversidade de ternas escolhidos para agregar valor ao público presente. O Ciclo de Palestras também possui foco em outras áreas importantes para o fortalecimento da educação, corno Filosofia, História e Literatura.


As principais linhas de pesquisa do LNCC são: Métodos Matemáticos e Numéricos aplicados às engenharias e ciências físicas e biológicas; Métodos Estocásticos e Robustos em Modelagem, Estimação e Controle e Aplicações; Computação Cientifica Distribuída e de alto Desempenho, Biologia Computacional com ênfase em Bioinformática e Modelagem Molecular de Sistemas Biológicos, Modelagem de Reservatórios de Petróleo, Água Subterrânea e Captura de Gás Carbônico; Medicina Assistida por Computação com ênfase na Modelagem e Simulação Computacional de Sistemas Fisiológicos Complexos e no desenvolvimento de Sistemas de Computação Aplicados à Saúde.


O LNCC mantém forte parceria com o Estado e Município. Fruto de uma parceria entre o LNCC e o Governo do Estado do Rio de Janeiro desde 2003, o Instituto Superior de Tecnologia em Ciência da Computação de Petrópolis – ISTCCP (hoje Faeterj), dedica-se à formação profissional tecnológica de nível superior. Com o município, o LNCC fez parcerias para a modernização do sistema público de ensino com computação e para divulgação da Ciência e Tecnologia, apoio à Defesa Civil e, desde o início de suas atividades em Petrópolis em 1998, exerce um papel de liderança no Movimento Petrópolis-Tecnópolis.


A Incubadora LNCC é também um mecanismo de estímulo ao desenvolvimento de empreendimentos baseados em tecnologias inovadoras que contribui para o desenvolvimento de Petrópolis. Abriga e fomenta a criação de empresas que transformam conhecimentos em produtos comerciais competitivos, a partir de pesquisas realizadas pelo LNCC ou outras entidades.


Fonte: Tribuna de Petrópolis

Leave a Reply