Noticias

Uerj instalará campus em Petrópolis com curso de Arquitetura em 2014

By 19 de dezembro de 2013 No Comments

A inaugurar ontem o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Petrópolis e a ampliação do polo do Cederj, o governador Sérgio Cabral anunciou a instalação de mais uma universidade pública na cidade. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) instalará um polo na cidade, abrindo inicialmente uma faculdade de Arquitetura, que deverá funcionar já no próximo ano. A universidade deve se instalar na Casa do Barão do Rio Branco, onde hoje funciona o Centro de Ensino Supletivo, na Avenida Barão do Rio Branco. Durante a solenidade, o governador anunciou a aplicação de R$ 20 milhões em Petrópolis, dentro do programa estadual Somando Forças.

Segundo o governador, o estado já iniciou o processo de desapropriação do imóvel e a Uerj está desenvolvendo outros projetos para Petrópolis, com futuras ampliações.

Ao discursar na solenidade, o vice-governador Luiz Fernando Pezão destacou a atuação do deputado petropolitano Bernardo Rossi para possibilitar a vinda da Uerj. “Hoje é o momento apropriado para mais essa excelente notícia. O deputado Bernardo Rossi foi incansável para garantir emendas no orçamento e indicações que possibilitassem a Uerj na cidade. Ele percorreu todas as secretarias do estado em busca de apoio, orçamento e disponibilidade para a empreitada. Temos a certeza que vai ser um avanço para a cidade”, disse Pezão.   O governador também cumprimentou Rossi. “Abracei esse projeto por esse significado de desenvolvimento para a juventude, para a cidade, que o deputado petropolitano transformou em um bandeira de seu mandato”, frisou Cabral.

No dia 15 de janeiro, as inscrições para os cursos vão estar abertas. “Universidades federais e centros de formação técnica qualificados atraem novas empresas para a cidade e isso movimenta a economia, sem contar o crescimento que o município tem. Até 2016, esperamos ter todos os cursos do Cederj à disposição aqui no bairro, um dos mais populosos. Temos, em um único local, ensino fundamental, médio, universitário e até pós-graduação. É uma evolução e tanto, que só vai trazer benefícios para os estudantes de todas as idades. Seja para se especializar, como para se reciclar, como é o caso de muitas pessoas”, declarou o prefeito Rubens Bomtempo.

“Com a inauguração da unidade, chegamos à marca de 39 CVTs no estado. Continua- remos com a política de expansão de cursos de qualificação profissional, que tem gerado ótimos resultados no atendi- mento às demandas do mercado de trabalho. É importante que as pessoas entendam que o setor tecnológico é o suporte para um desenvolvimento adequado. Fator que o atual governo tem levado em consideração, tendo em vista os R$ 400 milhões em investimentos, que já foram feitos à Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), apenas em 2013”, contou o secretário de Desenvolvimento e Tecnologia do Estado, Gustavo Tutuca.

A unidade abriga ainda o Centro de Educação Infantil Carolina Amorim. No CVT também é oferecido ensino universitário à distância, de cursos das maiores universidades públicas estado. As inscrições para os cursos do Centro Vocacional Tecnológico devem ser feitas através do site www.faetec.rj.gov.br e a seleção é por meio de sorteio

Leave a Reply