Noticias

Supercomputador deve chegar em Petrópolis até o fim deste mês

By 15 de junho de 2015 No Comments

O computador com maior desempenho de processamento da América Latina está a caminho de Petrópolis. Chamado de Supercomputador, ele custou R$ 60 milhões ao Ministério de Ciência e Tecnologia e será instalado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Quitandinha. Atualmente, os três contêineres que trazem a máquina, estão atravessando o Atlântico e devem chegar no Rio de Janeiro, no fim deste mês. Após a liberação da alfândega, o Supercomputador será encaminhado para Petrópolis, por meio do transporte rodoviário. A previsão é que ele comece a operar em agosto. Para o diretor do LNCC, Pedro Dias, a aquisição do Supercomputador é importante tanto a nível nacional, quanto para a cidade em si. O motivo é que a máquina de alto desempenho coloca o país em uma posição de destaque, o que, do ponto de vista do diretor, significa que o Brasil poderá desenvolver pesquisas mais competitivas no cenário internacional e também produtos de maior impacto, que podem ser desenvolvidos para o setor petrolífero, de saúde, segurança, além de contribuir para as ciências básicas.
 
Já para Petrópolis, Dias explicou que além do Supercomputador, também será instalado na cidade um Centro de Pesquisa em Computação de Alto Desempenho da empresa francesa Atos Bull, que será instalado no Parque Tecnológico do Quitandinha. “ entrada de uma empresa desse porte, acaba atraindo outras”, destacou ele, acrescentando que a sinergia do centro como LNCC será grande.
 
Para a instalação e alojamento dos contêineres, está sendo construída uma base na parte exterior do Laboratório, assim como adaptação do sistema de energia composto pela subestação, dos geradores e no breaks e do sistema de refrigeração. Segundo Pedro, o novo computador sozinho requer mais energia do que todo o LNCC, atualmente.

Leave a Reply