Noticias

Supercomputador: contrato assinado

By 19 de setembro de 2014 No Comments

O contrato para aquisição do supercomputador foi assinado entre o Ministério de Ciência e Tecnologia e a empresa francesa Bull, no último dia 15 de setembro, durante um Fórum de Ciência, Tecnologia e Educação que aconteceu na França. Na ocasião estiveram presentes cerca de 30 reitores de Universidades Federais e Estaduais do Brasil. A previsão é de que a máquina seja instalada no ano que vem, no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Quitandinha. O supercomputador custou R$ 60 milhões ao Governo Federal.
 
O professor Pedro Leite, diretor do LNCC, que participou do Fórum, disse que foi muito bem recebido e apontado como um exemplo da efetividade da colaboração Brasil França. Ele ressaltou que, além do supercomputador, a cidade vai receber também um Centro de Pesquisas da Bull, em um prazo de 5 anos.
 
A máquina tem a maior capacidade de processamento, armazenamento e transferência de dados, sendo a mais potente da América do Sul e uma das 100 maiores do mundo. A expectativa é que, com a instalação dela, o setor de tecnologia fique ainda mais aquecido na cidade. Com a velocidade de um petaflop, ela tem uma capacidade 60% maior que a da Petrobras.

Leave a Reply