Noticias

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ATRAI 2.600 PESSOAS AO LNCC

By 25 de outubro de 2016 No Comments

De 17 a 22 de outubro, a 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com o tema “Ciência Alimentando o Brasil”, atraiu cerca de 2.600 pessoas à sede do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia (LNCC), em Petrópolis/RJ.

O LNCC, em conjunto com seus parceiros e colaboradores, ofereceu gratuitamente ao público: palestras, apresentações culturais com  música, teatro e dança; exposições (fotografia, reciclagem e plantas medicinais); oficinas (fotografia, robótica educacional e reaproveitamento de alimento); campeonatos de tênis de mesa, xadrez para iniciantes e jogos eletrônicos; apresentação de jiu-jitsu, planetário inflável, exibição de vídeos, contação de histórias, estandes e distribuição de mudas.

A programação do evento incluiu ainda, uma palestra sobre o supercomputador Santos Dumont, que entrou em funcionamento na sede do LNCC em 2016, e tem capacidade de processamento de 1,1 petaflop/s. Durante a semana do evento, 310 pessoas participaram das visitas guiadas ao supercomputador. Os visitantes, na maioria alunos do 9º ano, ensino médio, curso técnico em tecnologia e alunos de graduação, tiveram a oportunidade de conhecer de perto o computador mais rápido da América Latina.

O LNCC também ofereceu o “Busão da Ciência” aos alunos da rede pública municipal. Trata-se de um ônibus com monitores para um passeio cultural que incluiu no roteiro a Fiocruz/Palácio do Itaboraí para visita à exposição “Petrópolis: Ditadura e Resistência” e a Trilha do Arboreto (exposição viva e permanente da biodiversidade vegetal); a Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/FASE) para a exposição “Mbyá Rekó, o Jeito de Ser Guarani” e o Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro/Casa de Cultura Cocco Barçante.

As atividades oferecidas pela SNCT favorecem a aprendizagem, indo além das salas de aula e ampliando os espaços científicos e culturais. A crescente participação e interesse do público, em sua maioria alunos do ensino fundamental e médio, vem consolidando o evento como parte do calendário escolar da rede municipal de Petrópolis.

Leave a Reply