Noticias

Semana Nacional de Ciência e de Tecnologia no CPTI – Petrópolis

By 2 de outubro de 2012 No Comments

Einstein, a escola e a herança

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

 15 a 21 de outubro de 2012
(24) 2235-1079 – Av. Getúlio Vargas 335, Quitandinha, Petrópolis



“Tenha em mente que tudo o que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos”. Como um dos físicos mais brilhantes e um dos maiores gênios da humanidade, Albert Einstein sabia o que dizia. Conhecedor da ciência, da tecnologia e do valor da educação,  Einstein destaca, em seu texto, a importância da escola, não apenas como elemento central no  processo de consolidação do conhecimento, mas também no que diz respeito à criação e ao uso do mesmo.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é um destes momentos em que honramos a herança do conhecimento. O evento acontece em todo o país, de 15 a 21 de outubro. O objetivo da SNCT “é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende mostrar a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Ela possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.” (MCT)


No CPTI, celebraremos a SNCT com várias atividades formativas. Para nós, o foco estará na apresentação de vários minicursos, tais como “SCRUM” (prof. Chessman Kennedy), “Introdução ao Shell Script” (profa. Luciana Imbert), “Introdução à computação quântica” (prof. Pedro Lara), “Introdução às redes neurais artificiais” (prof. Bruno Guingo), “Editoração de textos técnicos em LaTeX” (prof. Fábio Licht), “Estrangeirismo de Língua Inglesa: o caso dos antropônimos” (prof. Antônio Elias), “Reflexão como instrumento de erradicação da pobreza” (profa. Tânia Araújo), dentre outros. Além dos minicursos, serão apresentadas as produções acadêmicas do CPTI, no “Seminário de Produção Acadêmica”, organizado pela profa. Teresinha. Serão também apresentados projetos em desenvolvimento em nosso Centro, como, por exemplo, “Games Educacionais” (prof. Marcelo Armony), “Arena Robótica” (prof. Alberto Angonese) e “Jogos: libras, memória c/ libras, Tabela periódica” (prof. Adriano Fiorini). Haverá, ainda, momentos de debate, tais como “Astronomia, Ecologia e Filosofia” (prof. Ricardo Carvalho e prof Amarildo Micoski) e a mesa redonda “Crimes Digitais” (profa. Lucimar Cunha).



A SNCT é um momento propício à reflexão sobre esta herança científica e tecnológica e sobre como, a partir dela, podemos construir uma sociedade mais justa e digna. Talvez não tenhamos outra forma de fazê-la, se não incorporarmos esta herança em nosso próprio processo educacional, deixando de lado a percepção de que ciência e tecnologia são processos alheios ao quotidiano. A programação da SNCT do CPTI revela que estamos atentos a este fato e que somos conscientes de que, quanto mais cedo entendermos a dinâmica da construção do conhecimento, da ciência e da tecnologia, mais capazes estaremos de criar uma sociedade mais humana, reafirmando, em nossa realidade local, aquilo que disse o próprio Einstein: “A educação é o que resta depois de se ter esquecido tudo que se aprendeu na escola”. No CPTI, estamos procurando cuidar desta herança e, ao mesmo tempo, ampliá-la para as próximas gerações.”



Sejam bem-vindos!



Segue abaixo a programação da Semana da Tecnologia:



Leave a Reply