Perguntas Frequentes

Você só estará aprovado para participar do Programa caso tenha sido aprovado em todas as etapas do processo seletivo: inscrição, trilha de qualificação, desafio do conhecimento, avaliação cognitiva, entrevista e efetuado a pré-matrícula e a matrícula.

Não, o Programa é gratuito para o aluno que for aprovado no processo seletivo e concluir todas as etapas da Residência.  

As aulas serão online e ao vivo, ou seja, você precisará estar presente (conectado e sem outras atividades paralelas) nos horários de aula (de segunda à sexta-feira, das 13h às 22h, e sábados das 9h às 12h). 

Você pode, mas precisa estar disponível e presente (conectado e sem outras atividades paralelas) nas aulas online (de segunda à sexta-feira, das 13h às 22h, e sábados, das 9h às 12h). As pessoas que estiverem desempregadas ou que ainda não estiverem trabalhando com tecnologia terão preferência. 

Não, o ensino médio completo é pré-requisito para a inscrição no processo seletivo.

Você precisa completar 18 anos até dezembro de 2022. 

Não existe limite de idade máxima para participar do Programa.

A autodeclaração de renda faz parte da documentação de matrícula exigida pela Firjan/Senai. A não entrega deste documento dentro do prazo estipulado implica na desclassificação e liberação da vaga para outro candidato.

Conforme está descrito nos critérios de seleção do nosso edital, o candidato que for aprovado para a matrícula precisará apresentar uma declaração escrita a próprio punho afirmando possuir renda familiar mensal per capita bruta de até 1,5 salário mínimo federal.

Esse valor é para a renda per capita (por pessoa), ou seja, para verificar se você se enquadra nesse critério, some todos os rendimentos dos familiares que residem em sua casa (salários, lucro e atividade agrícola, pensão, aposentadoria etc). Em seguida, divida o resultado encontrado pelo número total de familiares que moram em sua casa, incluindo os que não têm renda. Se o valor for igual ou menor a 1,5 salários-mínimos, o critério é atendido. Não é necessário apresentar comprovantes da renda. O salário-mínimo atual é de R$1.212,00. 

Não, candidatos de fora da Região Serrana podem vir a ser selecionados, mas não são públicos prioritários. 

Sim, pois não há necessidade de conhecimento prévio na área para participar da Residência em TIC do Serratec.  

Pode. Não há nenhuma regra que impeça seu ingresso na Residência em TIC por ter experiência anterior.

Sim, porém, terão preferência as pessoas que estiverem interessadas em ser empregadas pelas empresas parceiras ao final do Programa.

Sim, caso o seu equipamento não possua as especificações descritas de infraestrutura, indicamos marcar que não possue o equipamento adequado. 

Sim. Você pode se inscrever para o processo seletivo, pois o Serratec tem equipamentos disponíveis para emprestar aos alunos que forem selecionados para que utilizem durante o curso. 

A Residência em TIC é gratuita para quem participa. Não há auxílio de nenhuma natureza.

Não há garantia de contratação ao final do programa, ela dependerá das necessidades das empresas parceiras e do seu desempenho. 

Será considerado matriculado caso seja aprovado em todas as etapas do Processo Seletivo, enviar a documentação solicitada e assinar o Termo de Compromisso e Responsabilidade com o Serratec e o Contrato com a Firjan Senai dentro do prazo que será combinado.

A documentação será solicitada apenas para os que forem aprovados para a Matrícula após a realização das entrevistas. As orientações sobre o envio serão enviadas por e-mail para os aprovados.

Você só precisará enviar documentos caso tenha sido aprovado para a matrícula (após a etapa de entrevistas).
Os documentos necessários são:
I- CPF
II- Documento de identificação oficial com foto
III- Comprovante de Conclusão do Ensino Médio
IV- Comprovante de residência atualizado;
V- Autodeclaração de baixa renda, conforme Anexo I do edital e diretrizes específicas da Instituição.
VI - Uma foto 3x4 

A declaração de baixa renda é uma autodeclaração, que deve ser escrita, datada e assinada a mão em papel.

Modelo para o texto:

Eu, _________________________________________________, (nome completo), portador (a) do CPF nº________________________, declaro para os devidos fins que sou integrante de família com renda mensal per capita de no máximo 1,5 salário mínimo federal, atendendo assim a condição de baixa renda, conforme premissa para participação do curso de Qualificação Profissional Desenvolvedor Full Stack - Firjan/Senai. Certifico ainda que as informações contidas neste documento são verdadeiras e estou ciente de que qualquer declaração falsa implica nas penalidades previstas em lei. 

As pessoas autodeclaradas mulheres, pretas, deficientes e egressas de escola pública serão priorizadas em relação a outras como critério de desempate.

Os resultados das etapas serão divulgados sempre no site serratec.org/residencia

Os links para o acesso aos três formulários da Trilha de Qualificação serão divulgados no site http://serratec.org/residencia/resultados.html, junto com a relação das inscrições aprovadas.

O link para o acesso aos formulário do Desafio de Conhecimento será divulgado no site http://serratec.org/residencia/resultados.html, junto com a relação dos candidatos aprovados na Trilha de Qualificação.

As informações para acessar a Avaliação Cognitiva serão enviadas para os candidatos qualificados para esta etapa através do e-mail cadastrado no formulário de inscrição.

As entrevistas serão realizadas por chamada de vídeo pelo aplicativo WhatsApp, podendo ocorrer, inclusive, num sábado ou domingo. A agenda das entrevistas será divulgada no site, junto com a lista de aprovados na Avaliação Cognitiva. O entrevistador fará contato com o candidato através do telefone informado pelo candidato no formulário de inscrição.


Created with ‌

Website Building Software