Residência em TIC do Serratec



Programa de qualificação nas áreas de Desenvolvimento de Software e Infraestrutura de Redes, ágil e imersivo, conceitual-prático, gratuito e de alto impacto socioeconômico na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, operado pelo Serratec, em parceria com a Firjan/SENAI, Sinditec e outros parceiros.

Se você tem o ensino médio completo, muita vontade de aprender e trabalhar com tecnologia preencha o nosso formulário de tenho interesse e você será avisado quando o próximo processo seletivo iniciar.


NÃO PRECISA TER NENHUM CONHECIMENTO TÉCNICO PRÉVIO. O CURSO É 100% GRATUITO E, AO FINAL, VOCÊ PODE SER CONTRATADO POR UMA DAS EMPRESAS PARCEIRAS DO PROGRAMA.


Residência em Infraestrutura de Redes

QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA ESTRUTURAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES EM UMA ORGANIZAÇÃO.

Residência em
Software

QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO
DE SOFTWARE FULLSTACK (WEB E MOBILE).

IMPACTO

2,5

ANOS DE PROGRAMA

720

HORAS EM 5 MESES

480

RESIDENTES FORMADOS

75%

CONTRATAÇÃO, RETENÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL


+ de R$ 10 Mi de poder de compra/acumulado com pagamento de salários 


5 ANOS = + 4 MIL NOVOS PROFISSIONAIS DE TI

O que fala o ex-residente Rodrigo Lifsitch

Rodrigo Lifsitch

Residente Turma 2 | Teresópolis - 2020


“Eu confesso que eu não esperava gostar tanto quanto eu gostei. Nunca me senti tão bem dentro de um ambiente de ensino. Mas você não vai sair pronto dessa experiência. Acho que ninguém sai. Tem muita coisa para aprender ainda. Mas é uma base fantástica, abre os olhos de muita gente. Agarra a oportunidade. Não tem como se arrepender. Se você realmente correr atrás, o resultado vem”.

Nosso Propósito

Pessoas impulsionam inovação. Inovação impulsiona crescimento e novos negócios.
E tudo isso gera impacto social. Essa é a equação que nos move:

capacitar +
treinar +
empregar +
transformar 

Capacitação com foco no mercado

Capacitamos novos profissionais para a área de tecnologia, em curto prazo, com qualidade e em alinhamento com as demandas de mercado, gerando impacto social.

Oportunidade & Impacto Social

Atuamos ampliando o acesso e as oportunidades profissionais e de renda para jovens e adultos que vivem na região, em um dos segmentos que mais cresce no mundo, o de tecnologia. 

Crescimento & Novos Negócios

Ajudamos a suprir a demanda por profissionais de TI das empresas da região e fomentamos a atração de novos empreendimentos. 

PRA QUEM É

Muita vontade de aprender, disciplina e comprometimento.

Ensino médio completo.

Maiores de 17 anos.

Dedicação de pelo menos 8 horas/dia, 6 dias/semana, durante 5 meses.

Mora em Areal, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis  ou em cidades vizinhas, em um raio de 30 km.

Preferencialmente dispor de uma infraestrutura mínima de internet
de 15 Mbps.

Preferencialmente possuir Laptop com 4gb de RAM/ processador i5.

Mulheres, pessoas com deficiência, pessoas negras e quem estudou
em escola pública são nossos
públicos prioritários.

Se você for dessas pessoas que mergulha de cabeça nos desafios, vem com a gente!


Em 5 meses te damos aquela forcinha para ingressar
no mercado de tecnologia e mudar de vida!


O que fala a ex-residente Gabriela Oliveira

Gabriela Oliveira

Residente Turma 2 | Teresópolis - 2020


“Participar do projeto Serratec 2020, com certeza foi um dos maiores desafios que já passei na minha vida. Dos professores, que são extraordinários, à entrega da equipe do suporte, eles conseguiram fazer com que nos sentíssemos realmente em casa, e conseguíssemos absorver e entregar sempre o melhor. Hoje me sinto muito privilegiada por ter participado desse projeto”.


UMA JORNADA DE SUCESSO

Mobirise
CONHECIMENTO TÉCNICO 

Alinhado às tecnologias demandadas pelo mercado, o Programa é focado na área de Desenvolvimento de Software (web e mobile)
e Infraestrutura de Redes.



Mobirise
SOFT SKILLS 

Os residentes também terão oportunidade de aprofundar e desenvolver soft skills, que são habilidades comportamentais e competências interpessoais fundamentais para o desenvolvimento profissional – e que, por sinal, damos muito valor!


Mobirise
PROJETOS REAIS

Unindo teoria e prática, o futuro profissional estará mais preparado para o que vai encontrar no mercado de trabalho. A experiência prática é real, seja fazendo parte de um time que desenvolverá soluções para projetos de software, com o apoio de mentores das empresas parceiras, seja estruturando redes em contextos que simulam a realidade do trabalho.


O Programa também contribui para a criação e desenvolvimento de produtos, oferecendo oportunidades para a geração de inteligência de software e para o fomento de capital humano capaz de surfar a onda da revolução 4.0.


Procuramos pessoas que têm muita vontade de aprender e querem fazer parte das carreiras do futuro.

Você é uma dessas?

TRILHA - DO RESIDENTE AO PROFISSIONAL 

1. Inscrições

Preencha o formulário e faça sua inscrição para o processo seletivo da modalidade escolhida.  Antes de realizar a inscrição, conheça os editais.

Acesse os editais >> 

2. Trilha de Qualificação

Esta é uma etapa que vai apoiar o candidato a iniciar a preparação para a jornada da Residência. Receberá referências de conteúdos de iniciação à tecnologia e precisará responder a provas de conhecimento sobre o material estudado.

3. Desafios de Conhecimento

O processo de seleção é composto por uma ou duas provas de conhecimentos gerais, incluindo português, matemática e lógica. O conhecimento de algoritmos será considerado complementar.

4. Avaliação Cognitiva ou de Inglês

No processo seletivo para a Residência em TIC/Software, haverá uma avaliação cognitiva que é composta de testes online cronometrados de Raciocínio, Atenção e Memória.

No processo seletivo para a Residência em TIC/Infraestrutura, haverá uma avaliação de inglês. 

5. Entrevista

Entrevistas avaliativas irão levar em consideração: engajamento, disponibilidade e aderência ao Programa.

6. Pré-matrícula

Os candidatos finalistas devem cumprir esta penúltima etapa, quando deverão tomar ciência e firmar declarações e termos de compromisso.

7. Matrícula

As matrículas são realizadas juntamente ao parceiro Firjan/Senai.

8. Residência de TIC (março a julho)

Passando em todas as etapas do processo de seleção, o aluno iniciará a Residência, que tem a duração de 5 meses. Durante este período, precisará se dedicar por no mínimo 8h diárias, de segunda à sábado. Tempo complementar de estudo será requerido para o pleno desenvolvimento do processo de aprendizagem.

O Programa de Residência em TIC/Software acontecerá das 14h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 12h, aos sábados.

O Programa de Residência em TIC/Infraestrutura acontecerá das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 12h, aos sábados. 

9. Contratação

Comece sua carreira! Após o período da Residência, os alunos, a depender da performance, terão a oportunidade de contratação pelas empresas parceiras. E mesmo aqueles que não forem selecionados, receberão apoio para buscar oportunidades no mercado.

Novas turmas são abertas a cada semestre.
Fique atento ao próximo processo seletivo e
embarque nesta oportunidade!
AREAL

RESIDÊNCIA EM SOFTWARE
10 vagas para 2022.1

NOVA FRIBURGO

RESIDÊNCIA EM SOFTWARE
10 vagas para 2022.1

PETRÓPOLIS

RESIDÊNCIA EM SOFTWARE
55 vagas para 2022.1

RESIDÊNCIA EM INFRA  
35 vagas para 2022.1

TERESÓPOLIS

RESIDÊNCIA EM SOFTWARE
55 vagas para 2022.1

O que fala o ex-residente Ronaldo Ramos

Ronaldo Ramos

Residente Turma 2 | Petrópolis - 2020


“Esse projeto foi pra mim uma oportunidade de obter, em curtíssimo espaço de tempo, uma formação profissional que me habilitasse para enfrentar os desafios propostos pela área de tecnologia. Pude perceber a preocupação das empresas, dos gestores, com uma formação voltada para os aspectos relativos à produtividade, porém sem abdicar das relações humanas. Todos os profissionais tiveram envolvimento completo com o projeto, sempre motivando os alunos, isso foi fundamental”.

NOSSA FORMAÇÃO


Nosso currículo foi elaborado a quatro mãos, entre Serratec e Senai, privilegiando competências, habilidades técnicas e comportamentais que o mercado de trabalho busca nos profissionais de tecnologia.

São cerca de 720 horas de conteúdo, distribuídas em 5 meses, utilizando metodologias ativas e ágeis, com atividades expositivas e práticas, individuais e em grupo, as aulas são online e ao vivo, com alguns encontros presenciais.

Concluída a Residência, o aluno recebe dois certificados, um emitido pelo Senai, de qualificação (Desenvolvedor Fullstack ou Operador de Infraestrutura de Redes), válido em todo território nacional, e outro do Serratec, incluindo todos os conteúdos complementares.

TÓPICOS E CONTEÚDOS

> Conteúdos Técnicos

Cabeamento estruturado
Comutação, roteamento e wireless
Servidores, virtualização e computação em nuvem
Serviços de rede
Gerenciamento e monitoramento de rede
Segurança de redes
Redes WAN e automação

> Mentoria de Carreira e Conteúdos Complementares

Palestras e workshops em TI e habilidades comportamentais, com profissionais convidados.

• Autoconhecimento
• Responsabilidade e autonomia
• Adaptabilidade
• Despertar pela aprendizagem contínua
• Trabalho em Equipe
• Gestão de tempo
• Experiência Corporativa
• Liderança
• Resolução de problemas
• Foco em resultado
• Comunicação
• Empreendedorismo e Criatividade
• Educação Financeira

> Lógica e Matemática

> Monitoria

> Inglês

> Conteúdos  Técnicos

Você vai dominar as principais habilidades técnicas esperadas para o desenvolvimento fullstack, com um time de professores atualizados com as tecnologias mais usadas no mercado. A partir de uma metodologia centrada no residente e na ampliação da sua capacidade de aprender e de se auto desenvolver, a partir da composição da teoria com a prática. Dá uma olhada no conteúdo que espera por você:

• Algoritmos
• Estrutura de dados
• Versionamento de código (Git & Github)
• Linguagem Unificada de Modelagem (UML)
• Banco de dados Relacional (SQL)
• Orientação a objetos (Java)
• Integração via API
• Frontend Essencial (javascript, css e html)
• Desenvolvimento API Rest (Java)
• Desenvolvimento Web (React)
• Desenvolvimento Mobile (React Native)
• Introdução à gestão de projetos e metodologias ágeis

> Mentoria de Carreira

Conteúdos que apoiarão você no desenvolvimento de habilidades comportamentais para o mercado de trabalho, como:

• Autoconhecimento
• Responsabilidade e autonomia
• Adaptabilidade
• Despertar pela aprendizagem contínua
• Trabalho em Equipe
• Gestão de tempo
• Experiência Corporativa
• Liderança
• Resolução de problemas
• Foco em resultado
• Comunicação
• Empreendedorismo e Criatividade 

>  Mentoria de Alta Performance

Profissionais de mercado e estudantes universitários da FEST – Fábrica Escola de Software e Testes (UFF+t2m) mentoram os residentes durante o projeto aplicado, quando um problema real de tecnologia precisa ser solucionado. Trabalharão junto com os alunos buscando maximizar o valor resultante do produto a ser desenvolvido, desde os requisitos, passando por suas funcionalidades, prazos e também nas relações em equipe.

> Monitoria no Contraturno

Ao longo da jornada de aprendizagem, um time formado por jovens profissionais de tecnologia dá o suporte aos alunos, tirando dúvidas e ajudando a fixar o conhecimento.

>  Inglês Instrumental

No decorrer de todo o curso, os residentes recebem aulas de inglês, com ênfase em inglês técnico para as Ciências da Computação.

> Conteúdos Complementares

Com o objetivo de ampliar as perspectivas e aumentar a competitividade dos residentes, o currículo abrange também conteúdos complementares em tecnologia e em habilidades comportamentais, conduzidos por profissionais convidados, que têm destaque em suas áreas de atuação.

DEPOIMENTOS DOS EX-RESIDENTES

Histórico & Experiência

O nascedouro do atual Programa de Residência em TIC do Serratec nos leva de volta ao ano de 2010, quando a Neki IT, empresa do Serratec, realizou a primeira experiência e compartilhou conosco seu know-how.

Nossa influência veio também da experiência do CESAR de Recife. Fomos até o nordeste brasileiro, buscamos referências nesta inspiradora iniciativa de inovação e desenhamos nosso próprio modelo. Também sustentado em pessoas, decidimos, entretanto, por conceito, ampliar a base de entrada, dando oportunidade e acesso a que tem, como escolaridade, apenas o Ensino Médio concluído. 

ATENÇÃO!

No Processo Seletivo a lista de aprovados em cada modalidade (Software ou Infraestrutura) é divulgada separadamente.

Created with Mobirise - More info