Noticias

Projeto na área de bioinformática do LNCC é aprovado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro

By 18 de fevereiro de 2014 No Comments

Aprovado, em edital aberto pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ N.º 26/2013 – em COOPERAÇÃO BILATERAL FAPERJ/CONICET (Argentina) o projeto “Prospecção e priorização de alvos moleculares para o desenho de novos fármacos contra Klebsiella pneumoniae e Mycobacterium tuberculosis utilizando técnicas de bioinformática” da pesquisadora, Dra. Marisa Fabiana Nicolás, do Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC/MCTI.

 

O projeto abrange a utilização de métodos de bioinformática, modelagem molecular e transcritômica para a detecção e priorização de desenvolvimento de novos fármacos para o controle de doenças causadas pelas bactérias Klebsiella pneumoniae (infecções hospitalares) e Mycobacterium tuberculosis (tuberculose).

 

O presente projeto possui relevância para as populações de ambos os países partícipes, Brasil e Argentina, uma vez que todos enfrentam, na prática clínica, surtos de infecções hospitalares causados por bactérias da espécie Klebsiella pneumoniae, além de sermos, também, países onde a tuberculose, causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis, ainda representa uma ameaça à saúde pública a despeito das políticas públicas de vacinação implementadas.

 

O Projeto conta com a Coordenação dos Pesquisadores Dra. Marisa Fabiana Nicolás (LABINFO/LNCC/MCTI) e Dr. Adrian Turjanski (Structural Bioinformatic UBA/Argentina) e com a participação dos Pesquisadores Ana Cristina Gales (Laboratório Alerta/UNIFESP) e Renata Cristina Picão (Microbiologia/UFRJ).

 

Professora Marisa possui doutorado em Genética pela Universidade Federal do Paraná (2001) e pós-doutorado (CNPq) desenvolvido na Embrapa soja (2005). Trabalhou como anotadora de proteínas no banco de dados UniProt/Swiss-Prot de 2005 a 2007. Desde maio de 2009 é pesquisadora associada no Laboratório de Bioinformática (Labinfo) no LNCC/MCT. Tem experiência na área de Genética, Biologia Molecular, Genômica e Bioinformática. Atua principalmente em Bioinformática aplicada a análise de genomas e transcriptomas.

Leave a Reply