Noticias

Projeto educacional na área da tecnologia ajudará a empregar em Petrópolis

By 1 de julho de 2019 No Comments

O setor tecnológico petropolitano poderá ser um aliado importante no combate ao desemprego. A recém-criada Serratec tem projetos para o desenvolvimento e expansão da tecnologia da informação (TI), sendo que o primeiro passo foi anunciado pela instituição sem fins lucrativos: a criação de cursos profissionalizantes para pessoas que concluíram o segundo grau ou querem ingressar num mercado que promete crescer no município nos próximos anos.

Com a proposta de desenvolver e ampliar o parque tecnológico, o Serratec reconhece que, apesar de haver universidades e cursos voltados para a ciência da computação, foi percebido que a falta de uma mão de obra qualificada é um problema a ser enfrentado no curto e médio prazos. Afinal, sem trabalhadores com especializações em diversas áreas, torna-se difícil atrair negócios que diversifiquem a economia da cidade que hoje se concentra no comércio e o turismo como os principais.

“Muitas vezes, as empresas não contratam mais pessoas porque a demanda, por profissionais específicos na área da tecnologia, simplesmente são insuficientes para atender a todos os requisitos exigidos”, explicou Marcelo Carius, presidente do Serratec e que lançou nesta semana o programa de um curso de extensão “Residência em Software”, que em breve abrirá as inscrições e que dará prioridade aos trabalhadores secundaristas e que queiram ingressar no mercado da tecnologia, considerado um dos mais promissores do futuro.

Segundo Marcelo, o curso que será oferecido é o primeiro passo no sentido de ofertar empregos, ao mesmo tempo que suprirá uma demanda crescente não apenas das indústrias de TI, mas de outras que necessitam de profissionais que saibam atuar no contexto organizacional e produtivo. Haverá aulas em um sistema parecido com a residência médica, em que o aluno terá uma etapa voltada para a teoria e, no final, vai ser assistido por monitores especializados no assunto.

Leave a Reply