Noticias

Projeto de petropolitana facilita a relação professor-aluno

By 15 de outubro de 2013 No Comments

PAUTA ONLINE 

Eduardha Fecher

 

Criar um ambiente virtual que servisse como uma ferramenta de gestão de alunos ao mesmo tempo em que oferecesse a eles uma forma a mais de interagir com o conteúdo lecionado. Essa era a ideia de Marcilene Scantamburlo, quando começou a esboçar o conceito do Pauta Online, há quatro anos.

 

A professora e empresária petropolitana teve sucesso. Junto com seu sócio Jorge Valardan, investiu meses em estudos e aprimoramentos e agora, o Pauta Online ganha sua primeira versão comercial.

 

A plataforma funciona como uma rede colaborativa de compartilhamento de informação. A ideia é que professores possam usá-la para organizar seu material didático, criar aulas mais dinâmicas e gerenciar seus alunos, dentro e fora das instituições de ensino. “Se você for buscar lá atrás, no século XIX, um comparativo, vai perceber que a sala de aula foi um ambiente que pouco evoluiu. O objetivo do Pauta Online é mudar isso, é  ampliar o conhecimento que à vezes, fica preso à sala de aula”, conta Marcilene.

 

Atualizar a forma como dividimos conhecimentos e tornar isso rentável. Isso porque a funcionalidade do projeto é inspirada nos docentes, mas se estende a qualquer pessoa que queira partilhar o que sabe e ganhar dinheiro com isso. Através do Pauta Online, qualquer um pode aprender e ensinar qualquer coisa.

 

Para utilizar o serviço, é preciso fazer um cadastro inicial no site pautaonline.com.br. A Partir daí, o você pode criar e administrar seu conteúdo com a ajuda do Pauta.“Temos parcerias com produtoras de vídeo, empresas de mídia, de apresentações interativas, entre outras. Conseguimos prover tudo o que for necessário para a estruturação e veiculação do curso. A divulgação fica por conta das redes sociais e o lucro fica 70% com o cliente, 30% conosco”.

 

Premiado pela Microsoft América Latina como um caso de sucesso na área da Educação, em 2012,  aos poucos o projeto vem ganhando espaço nas escolas do município. “Alguns professores do Colégio Estadual Pedro II, o CENIP, já estão usando, e pagando pela assinatura do próprio bolso, graças ao bom resultado que tem sido obtido”.

 

O  próximo objetivo a criação de um aplicativo para  dar mobilidade à plataforma. “Queremos que o usuário tenha acesso ao seu conteúdo de qualquer lugar que esteja”, afirma Marcilene.

 

Além da Microsoft, o Pauta Online foi considerado pela Fundação Carlos Chagas um dos 98 projetos mais inovadores do Rio de Janeiro em 2011, e foi terceiro lugar no Circuito de Startups do Rio de Janeiro, em 2012.

Leave a Reply