PAUTA ONLINE
Eduardha Fecher
Criar um ambiente virtual que servisse como uma ferramenta de gestão de alunos ao mesmo tempo em que oferecesse a eles uma forma a mais de interagir com o conteúdo lecionado. Essa era a ideia de Marcilene Scantamburlo, quando começou a esboçar o conceito do Pauta Online, há quatro anos.
A professora e empresária petropolitana teve sucesso. Junto com seu sócio Jorge Valardan, investiu meses em estudos e aprimoramentos e agora, o Pauta Online ganha sua primeira versão comercial.
A plataforma funciona como uma rede colaborativa de compartilhamento de informação. A ideia é que professores possam usá-la para organizar seu material didático, criar aulas mais dinâmicas e gerenciar seus alunos, dentro e fora das instituições de ensino. “Se você for buscar lá atrás, no século XIX, um comparativo, vai perceber que a sala de aula foi um ambiente que pouco evoluiu. O objetivo do Pauta Online é mudar isso, é ampliar o conhecimento que à vezes, fica preso à sala de aula”, conta Marcilene.
Atualizar a forma como dividimos conhecimentos e tornar isso rentável. Isso porque a funcionalidade do projeto é inspirada nos docentes, mas se estende a qualquer pessoa que queira partilhar o que sabe e ganhar dinheiro com isso. Através do Pauta Online, qualquer um pode aprender e ensinar qualquer coisa.
Para utilizar o serviço, é preciso fazer um cadastro inicial no site pautaonline.com.br. A Partir daí, o você pode criar e administrar seu conteúdo com a ajuda do Pauta.“Temos parcerias com produtoras de vídeo, empresas de mídia, de apresentações interativas, entre outras. Conseguimos prover tudo o que for necessário para a estruturação e veiculação do curso. A divulgação fica por conta das redes sociais e o lucro fica 70% com o cliente, 30% conosco”.
Premiado pela Microsoft América Latina como um caso de sucesso na área da Educação, em 2012, aos poucos o projeto vem ganhando espaço nas escolas do município. “Alguns professores do Colégio Estadual Pedro II, o CENIP, já estão usando, e pagando pela assinatura do próprio bolso, graças ao bom resultado que tem sido obtido”.
O próximo objetivo a criação de um aplicativo para dar mobilidade à plataforma. “Queremos que o usuário tenha acesso ao seu conteúdo de qualquer lugar que esteja”, afirma Marcilene.
Além da Microsoft, o Pauta Online foi considerado pela Fundação Carlos Chagas um dos 98 projetos mais inovadores do Rio de Janeiro em 2011, e foi terceiro lugar no Circuito de Startups do Rio de Janeiro, em 2012.