Noticias

Projeto Árvore Eletrônica

By 12 de setembro de 2012 No Comments

 



O Projeto Árvore Eletrônica é um mutirão de coleta de equipamentos eletro eletrônicos (EEE), realizado Pela Prefeitura Municipal de Petrópolis, aberto ao público, empresas e cidadãos, onde serão coletados resíduos de EEE obsoletos ou inservíveis, que estão em desuso em casas ou empresas. Este resíduo será encaminhado para o Centro de Referência e Excelência Tecnológica (CERT).

O que será feito com este material?

Os mesmos passam por um processo de triagem, onde são avaliados e separados para o reuso ou reciclagem. Os equipamentos destinados aos reuso serão enviados para laboratórios de informática em comunidades carentes para projetos de inclusão digital do Programa Petrópolis Inteligente.
Os equipamentos obsoletos que não forem recuperados serão encaminhados para organizações sem fins lucrativos que trabalham com a destinação correta destes resíduos. Estes equipamentos serão segregados e enviados para empresas recicladoras para que sejam novamente transformados em matéria prima.
Este programa evita que estes resíduos sejam enviados ao meio ambiente, reduzindo assim o volume de lixo gerado pelo EEE descartadas em aterros e lixões, contribuindo para a solução da questão do tratamento de resíduos gerados pelo consumo, e ainda, servem como produtos para a inclusão social em comunidades de baixa renda.

O principal objetivo do projeto “Árvore Eletrônica” é criar uma consciência ecológica correta da necessidade do descarte dos resíduos eletro eletrônicos, bem como, possibilitar as pessoas terem próximas as sua áreas de atuação um posto de coleta para a recepção dos materiais doados.
Com isto pretendemos abrir para toda a sociedade um canal de informação, de natureza educativa e ambiental, sobre a importância do descarte dos resíduos tecnológicos, demonstrando as práticas que serão aplicadas na destinação destes resíduos, como também, as aplicações sociais que um equipamento reaproveitado poderá gerar.
Queremos com isso realizar o maior evento de descarte de resíduo eletro eletrônico do Estado do Rio de Janeiro, transformando esta data num marco histórico em nosso estado e consolidando definitivamente a cultura da reciclagem em toda a sociedade. Pretendemos com isso inserir este projeto no calendário anual de eventos da Prefeitura.

PÚBLICO ALVO


Toda a empresa, cidadão, usuário, que possuir um equipamento eletro eletrônico inservível ou obsoleto guardado em sua empresa/casa.


JUSTIFICATIVA


A obrigatoriedade pela destinação dos resíduos sólidos, dentre eles os resíduos eletro eletrônicos, esta prevista na Lei N° 12.305, de 02 de Agosto de 2010, (Plano Nacional de Resíduos Sólidos), e no Decreto N° 7.404 de 23 de Dezembro de 2010 e determina que fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e titulares de serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos sejam responsáveis pelo ciclo de vida dos produtos (Art. 5°) e ainda, que o Poder Público, o setor empresarial e a coletividade são responsáveis pela efetividade das ações voltadas para assegurar a observância da Política Nacional de Resíduos Sólidos e das diretrizes e determinações estabelecidas na Lei nº 12.305, de 2010, e neste Decreto (Art. 7°).
Atualmente, não existem sistemas adequados para a coleta ou tratamento de EEE no Brasil e um fator fundamental para o final do ciclo de vida destes equipamentos é a formação e expansão de redes locais de reciclagem. Pretendemos com esta ação criar novas possibilidades para a destinação do EEE, através de parcerias com cooperativas, universidades e empresas, para a criação de postos de coleta permanentes em todo o Município de Petrópolis, uma ação pioneira e que poderá ser usada como modelo para outros municípios.


OBJETIVO ESPECÍFICO


No dia 21 de Setembro é comemorado no Brasil o DIA DA ÁRVORE, data escolhida por estar próxima a primavera, estação onde as flores nascem em maior quantidade, aproveitaremos este dia para realizar a campanha de doação de eletro eletrônicos, o evento terá inicio no dia 17 e culminará no dia 21 de setembro. Durante toda a semana faremos a coleta destes materiais com objetivo de transformar cada tonelada de lixo recolhida seja revertida no plantio de aproximadamente 30 árvores (compensação média para cada tonelada de lixo enviada a aterros sem tratamento).


O cidadão doador do lixo eletro eletrônico será cadastrado e optará entre levar uma muda ou semente para plantio próprio ou através de local pré-destinado pela Prefeitura de Petrópolis.
Local: Praça Dom Pedro
Horário: 10h às 17h
Período: 17 a 21 de Setembro


ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS


O projeto será realizado na Praça Dom Pedro onde serão montados os estandes do conhecimento, para divulgação do Programa Petrópolis Inteligente e das atividades realizadas pelo Município;


1- Divulgação do Programa Petrópolis Inteligente, através de recursos multi mídia a serem instalados nos estandes;
2- Disponibilizar equipamentos para uso geral da comunidade, através da montagem de um pequeno laboratório de informática, a exemplo dos CID de forma gratuita a população durante os dias do evento;
3- Distribuição de mudas;
4- Realizar pesquisa (CENSO) para geração de métricas e estatísticas para a PMP;
5- Oficina de arte com os resíduos eletro eletrônicos;
6- Apresentação de peças teatrais, bandas de musica e outras manifestações artísticas de entretenimento engajadas no processo de conscientização;
7- Arrasto Musical, com uma banda que percorrerá as principais escolas do município com objetivo de divulgar o projeto;
8- Montagem de estande para divulgação do projeto PROUCA;
9- Estandes empresariais com ações sustentáveis desenvolvidas no município;


Todas as ações e manifestações, bem como o desenvolvimento de novas idéias estão abertas a sugestões e alterações.


LOGISTICA DE COLETA DOS EEE


Teremos uma viatura da PMP estacionada próximo ao local do evento para o acondicionamento dos resíduos EEE doados durante todo o projeto. Este material será encaminhado ao final de cada dia de evento para o Centro de Excelência e Referência Tecnológica (CERT).

Leave a Reply