Para participar do programa, cada projeto deverá apresentar uma equipe responsável, constituída por até três pessoas, incluindo o coordenador do grupo, que será o proponente. As startups precisam estar dentre os segmentos de Games e Serviços de Internet, Aplicativos para Internet, Tecnologias Sustentáveis e Mídias Digitais, com foco na convergência digital, uso da Internet das Coisas e de aplicações para cidades inteligentes. O programa tem a finalidade de desenvolver com qualidade o empreendedorismo digital no Estado do Rio de Janeiro. Diferente de outros programas, que recebem empresas, com CNPJ e já existentes, o Programa Startup Rio oferece oportunidade a pessoas físicas que tenham boas ideias, se transformarem em pessoas jurídicas.
Após a escolha dos projetos, o programa se dividirá em duas fases. A primeira terá a duração de oito meses e os empreendedores selecionados participarão do Programa Avançado de Formação Empreendedora (Pafe), onde todos os participantes terão acesso a treinamentos, consultorias e atividades afins de nivelamento, técnicas de gestão, validação da ideia e construção de plano de negócios. No fim deste processo haverá uma nova avaliação, onde serão selecionados 50 dos participantes do Rio de Janeiro, 10 da Região Serrana e 10 da Região Sul Fluminense, para participar da segunda fase do programa.
Nessa segunda etapa, que dura até 13 meses e tem carga horária obrigatória mínima de 20 horas semanais, além do aporte de até R$ 96 mil há serviços de mentoria e treinamento em desenvolvimento de produto, técnicas de vendas, construção de protótipo e gestão de empresas.
O Programa Startup Rio conta com diversos apoiadores, entre eles o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Sociedade Núcleo de Apoio à Produção e Exportação de software do Rio de Janeiro (Riosoft), a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-RJ), Microsoft, Google, Amazon Web Services (AWS), Oi, Oracle e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
“A Coordenadoria de Juventude por meio de várias reuniões com o deputado estadual Gustavo Tutuca, conseguiu esta parceria com a Secretaria do Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, que viabilizou a participação da cidade no programa Startup Rio. Esta é a quarta edição do programa e a primeira vez que Petrópolis terá a oportunidade de participar. A cidade tem um polo tecnológico, com vários jovens empreendedores no setor digital. Uma das prioridades do governo do prefeito Bernardo Rossi, é o incentivo ao empreendedorismo, as 15 vagas que o projeto concedeu a Petrópolis, ajudarão a movimentar mais este setor, e darão mais incentivo, e oportunidade aos jovens para abrir uma empresa”, ressaltou Wesley Barreto, Coordenador de Políticas para a Juventude, sobre a parceria firmada com a Secretária do Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Pessoal.
Confira o edital StartUp Rio 2019: Apoio à Difusão de Ambiente de Inovação em Tecnologia Digital no Estado do Rio de Janeiro (http://www.faperj.br/ downloads/Edital_Start-Up_Rio_ 2019_FAPERJ_V1.2.pdf) e se inscreva.
fonte: http://diariodepetropolis.com.br
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]