Noticias

Profissionais do setor, gestores públicos e entidades de fomento retomam proposta de criação de polo tecnológico em Friburgo

By 4 de setembro de 2018 No Comments

Encontro organizado pela Prefeitura reuniu mais de 100 profissionais da área

Um encontro envolvendo profissionais de tecnologia da informação (TI) foi realizado nesta semana, liderado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior de Nova Friburgo, visando unir esse conjunto de profissionais, empresários e estudantes, que cresce a cada dia na cidade. A iniciativa foi do subsecretário José Loyola Bechara, com vasta experiência no setor, e com a participação do secretário da pasta, professor Marcelo Verly. Ambos estão buscando, através da Secretaria, integração cada vez mais forte no setor. Cerca de 100 pessoas participaram do evento, como empresários, professores, alunos, empreendedores, pessoas ligadas à administração pública, tanto da Prefeitura quanto da Câmara Municipal, todos atuantes no segmento.

Por ser o primeiro encontro, o secretário da pasta disse que ficou muito satisfeito pela qualidade e quantidade dos participantes, superando as expectativas.

“Pudemos perceber que o sonho antigo de criar o polo de software em Nova Friburgo, o ponto de partida para as feiras de informática da década de 90, cujo precursor, Marco Aurélio Fonseca, se encontra em nossa reunião hoje, não terminou. Pela quantidade de participantes neste primeiro encontro, o nível de comprometimento dos participantes também continua. O que pretendemos com todo esse trabalho é que as inteligências da área não precisem sair da cidade, que elas encontrem no poder público um aliado para se fortalecerem e gerarem resultados”, relata Verly.

De acordo com o subsecretário José Loyola, esse foi o início de um movimento visando conhecer e sentir o engajamento das pessoas do setor.

“Toda essa mobilização que foi criada mostra que realmente estamos fazendo um trabalho sério e que é um setor carente dessa união. Como já tenho um tempo nessa área, e participei de vários eventos, busquei resgatar o passado das feiras de informática, pois achei que seria importante que todos conhecessem alguns objetivos e metas de décadas passadas, para então começarmos a escrever, juntos, o futuro da TI na cidade. Entramos em contato com o jornalista Girlan Guiland, que acabou nos enviando um acervo de fotos e recortes de jornais da época muito bacana, e acreditamos que muitos desdobramentos estão por vir ainda desse encontro”, destaca Loyola.

A intenção agora da Secretaria é dar continuidade a esse trabalho reunindo mais pessoas, já que muitos não conseguiram chegar ou não puderam comparecer. E, em seguida, começar a setorizar as áreas para aprofundar discussões específicas de cada tema importante para o setor. Também foram divulgados diversos eventos programados para estimular os profissionais e estudantes da área, como o Pré-Hacking Serra (13/09, 18:30, auditório do SENAI), o Hacking Serra (28 a 30 de setembro, em Petrópolis), o V Encontro Regional de Sistemas de Informação (24 a 26 de outubro, no CEFET) e o Encontro Fluminense das Empresas Juniores (11 a 14 de outubro, Teatro Municipal e UERJ), além da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, prevista para ocorrer na Praça Dermeval Barbosa Moreira entre 16 e 20 de outubro.

Informações sobre as diversas iniciativas podem ser obtidas através dos números (22) 99917-5577, 99909-4984 e 2525-9209.

 

fonte: Friburgo em pauta

Leave a Reply