Noticias

Petrópolis vai ganhar rede metropolitana de alta velocidade

By 9 de julho de 2013 No Comments

Petrópolis, Região Serrana do Rio, vai receber um serviço de alta tecnologia que promete colaborar com a comunicação de dados de forma dinâmica entre os setores públicos e privados. Começou a ser instalada na cidade a rede metropolitana de alta velocidade que será interligada a um supercomputador que será instalado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e o centro de pesquisas de alto desempenho da empresa francesa Bull, que virá para o município.

 

A ferramenta vai garantir a integração de instituições de ensino, pesquisa e órgão públicos para colaboração e desenvolvimento de novas tecnologias. “Para que Petrópolis se transforme num verdadeiro polo tecnológico precisamos oferecer conectividade. Queremos atrair não só empresas de tecnologia, mas também as que necessitam do uso de computação de alto desempenho”, afirmou o prefeito Rubens Bomtempo.

 

O projeto – que estava parado desde 2010 quando foi estabelecido um convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia – visa implementar uma rede de comunicação de alta velocidade, fundamental para que Petrópolis fortaleça sua posição no Estado do Rio e no Brasil como um dos mais importantes polos de alta tecnologia.

 

A rede metropolitana de Petrópolis interligará inicialmente a Prefeitura, o LNCC, CEFET, Fiocruz, Universidade Católica de Petrópolis e o Museu Imperial. O município pretende expandir a rede rapidamente para atender outras instituições e aumentar o grau de cooperação e colaboração das instituições de ciência e tecnologia instaladas em Petrópolis.

 

Fonte G1

Leave a Reply