Noticias

Petrópolis recebe secretário estadual de Ciência e Tecnologia

By 22 de fevereiro de 2013 No Comments

Na última quarta-feira (20), Petrópolis recebeu a visita do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Gustavo Reis Ferreira, para que fossem discutidas as principais questões referentes a implantação do Parque Tecnológico da Região Serrana (PTRS) no município. O encontro aconteceu no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e contou, também, com a presença do prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, membros do Movimento Petrópolis-Tecnópolis, autoridades e representantes de instituições.

 

Durante o evento, o prefeito anunciou que já está definido o local para instalação da primeira universidade pública da cidade, sendo este o primeiro passo concreto para implantação da unidade. O intuito é transferir os cursos da Fundação de Apoio à Escola Técnica – Faetec para o Quissamã, já que os mesmos encontram-se no antigo Ciep do Quitandinha. Com isso, o espaço ficará livre para qualquer instituição interessada em participar do Parque Tecnológico.

 

O projeto do Parque Tecnológico, que foi desenvolvido pelo Movimento Petrópolis-Tecnópolis, tem a missão de contribuir para a geração de riqueza e o desenvolvimento regional sustentável, atraindo, fixando e apoiando a qualificação de instituições e empresas de base tecnológica. A implantação do projeto será realizada entre 2013 e 2017. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 21 milhões. Conheça mais o projeto clicando aqui.

 

Na ocasião também foram abordados assuntos relativos aos incentivos fiscais oferecidos para empresas de fora da cidade. Tanto Bomtempo quanto secretário estadual, destacaram a importância de trabalhar esta questão e rever a lei de incentivo fiscal, tendo em vista o alto custo para uma empresa se instalar em Petrópolis.

 

Estiveram presentes na cerimônia os subsecretários estaduais, Alexandre Teixeira e Augusto Raupp; o presidente do Cecierj, Carlos Bielschowsky; o diretor do LNCC, Pedro Dias Leite; o presidente da Faetec, Celso Pansera; além dos secretários municipais.

 

Ao final da cerimônia foram homenageados o aluno da Faeterj, Thiago Tavarez Magalhães, vencedor do Prêmio Jovem Cientista 2012 e o estudante Felipe Coelho, vencedor do Prêmio Internacional HP Social Innovation.

 

Leave a Reply