Noticias

Petrópolis ganha sede da Associação de Tecnologia da Informação

By 21 de julho de 2014 No Comments

 

A cidade vai ganhar no próximo mês um importante instrumento na área tecnológica. A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) terá uma sede no Polo Tecnológico do Quitandinha. A inauguração acontece no mês que vem e o objetivo da entidade, que é uma das mais ativas no segmento em nível nacional, é fortalecer a área, aproximando empresas e consumidores. Além disso, essa iniciativa faz parte do projeto de interiorização da Assespro, que tem mais de 1.500 empresas associadas em todo o país.

De acordo com Sandro Gatto, que já foi nomeado diretor da entidade na Região Serrana, esta é uma conquista para a cidade, uma vez que a instalação da associação aqui vai gerar uma série de benefícios para as empresas do segmento. “Possuímos um grande potencial a ser explorado para fortalecer o movimento de tecnologia. Além disso, com a dificuldade da mobilidade urbana atual, temos uma enorme oportunidade de fomentar negócios no município e nas cidades vizinhas”, comentou.

Entre as vantagens oferecidas pela associação, Sandro citou que ela oferece apoio jurídico, assessoria para contratação de mão de obra, apoio a licitações e programas de capacitação, como o Forsoft, que é um curso de introdução à tecnologia da informação, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência em Tecnologia, que busca capacitar e empregar jovens em situação de vulnerabilidade social. Este programa teve início em 2010 e, segundo o diretor, já capacitou mais de 300 pessoas em quatro anos.

Ele ressaltou, ainda, que existe a oportunidade de atrair empresários para a cidade por conta de movimentos não só do Parque Tecnológico, como do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) , instituição líder em computação científica e modelagem computacional no país.

“A Assespro engloba associações nacionais e regionais e tem uma forte atuação junto ao governo estadual e federal. Atualmente não existe nenhum movimento parecido com este na região. Esta é uma oportunidade de interação entre empresas do segmento e os clientes. Afinal, toda empresa hoje em dia, mesmo as de pequeno porte, precisam desse serviço”, disse.

A sede da entidade ocupará uma sala de 20 metros quadrados, com posicionamento estratégico no Polo Tecnológico. “A ideia é que este não seja mais um movimento e sim que beneficie de fato a comunidade empresarial de forma que elas possam expandir suas possibilidades”, comentou.

Outro programa da associação é o Ecossistema, um site que funciona como ponto de encontro na web, entre empresas que buscam soluções de software e serviços, com organizações especialistas que têm as soluções.

Para Jonny Klemperer, coordenador do Polo Tecnológico, a instalação da Assespro é uma grande conquista para acelerar a capacitação de mão de obra qualificada e para alavancar a atração de empresas de Tecnologia da Informação para Petrópolis, além de Teresópolis e Nova Friburgo.

A inauguração da entidade está prevista para o dia 27 de agosto e deve reunir além do presidente da Assespro-RJ, o Secretário de Ciência e Tecnologia da cidade e empresários.

Leave a Reply