Noticias

PESQUISADOR DO LNCC É ELEITO MEMBRO TITULAR DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS

By 20 de dezembro de 2013 No Comments

O pesquisador do Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC/MCTI Dr. Pablo Javier Blanco foi eleito, em assembleia geral ordinária, membro titular da Academia Brasileira de Ciências, realizada nesta quarta-feira (18) na instituição. Blanco passa a integrar os quadros da ABC na área dos MEMBROS AFILIADOS 2014-2018 da Vice-Presidência Regional do Rio de Janeiro. A posse será formalizada em 2014.
 
Graduado em Engenharia Eletromecânica outorgado pela Universidad Nacional de Mar del Plata com honores (2003) e Doutorado em Modelagem computacional no Laboratório Nacional de Computação Científica (2008). Recebeu Menção Honrosa Prêmio CAPES de Teses de Doutorado 2008 – Área Interdisciplinar, CAPES e o Prêmio Odelar Leite Linhares: Melhor Tese de Doutorado, Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, SBMAC. Suas áreas de atuação são: Hemodinâmica Computacional do Sistema Cardiovascular Humano; Princípios e Formulações Variacionais na Mecânica dos Fluidos e na Mecânica dos Sólidos; Análise de Sensibilidade e Modelagem Constitutiva Multiescala.
 
As funções tradicionais das Academias de Ciências, em todo o mundo, vêm progressivamente evoluindo. Hoje se espera que elas contribuam de modo efetivo na promoção de estudos científicos que contribuam para embasar políticas nacionais em temas importantes para o País em CT&I.
 
A ABC congrega os mais eminentes cientistas nas Ciências Matemáticas, Físicas, Químicas, da Terra, Biológicas, Biomédicas, da Saúde, Agrárias, da Engenharia e Sociais.
 
De acordo com a ABC, os membros afiliados são indicados pelos vice-presidentes regionais da Academia. A categoria foi criada em 2007, juntamente com a criação das vice-presidências regionais, visando à descentralização das
atividades da Academia e o estímulo a jovens cientistas de excelência de todo o país.

Leave a Reply