Noticias

Nova ferramenta digital, criada na cidade, facilita o trabalho dos professores

By 21 de fevereiro de 2013 No Comments

 

 

Dois professores petropolitanos, que trabalham na área da Tecnologia da Informação – TI, criaram um programa que promete melhorar a qualidade do trabalho de todos os profissionais do ramo. Insatisfeitos com as ferramentas digitais disponíveis para o setor educacional do país, a empresa WebRoad criou o programa Pauta Online.

 

O programa é um sistema de colaboração e compartilhamento de dados e informações e serve para coordenadores, professores, tutores e, inclusive, para os alunos.

 

“Começamos utilizando o sistema na minha própria aula, e os outros professores, vendo que era mais prático e até mais seguro, começaram a me perguntar sobre, se podiam também. Dai surgiu a ideia de criar o programa, que de início não era adaptável para tantos acessos como hoje”, explicou Marcilene Scantamburlo.

 

A professora e seu sócio, Jorge Valardan, começaram então um processo de pesquisa que durou seis meses, até adaptar o programa do modo que está hoje, nos moldes da realidade do professor brasileiro. Todo o trabalho, no entanto, não foi à toa. O sistema já foi premiado por diversas instituições, entre elas a Faperj, onde foi eleito um dos 98 projetos mais inovadores do Estado do Rio de Janeiro.

 

“O sistema pode ser acessado por qualquer dispositivo que tenha acesso à internet, como por exemplo um smartphone ou um tablet. Nele eu posso publicar e deixar a salvo todo meu plano de aula, por exemplo. Textos e exercícios também podem ser colocados e enviados diretamente para os alunos da disciplina, totalmente online”, explicou.

 

E eles não pararam por ai. Após receber um prêmio da Microsoft América Latina como um Case de Sucesso na área da educação, o sistema hoje conta com o apoio da empresa e tem capacidade para receber muito mais acessos. Após este reconhecimento, o projeto recebeu recursos do BNDES para que fosse implantado.

 

“Nosso sistema não tem limite de usuários. A maioria dos sistemas similares está alocado em servidores físicos, em máquinas que ocupam espaço físico. A Pauta Online não, estamos na nuvem. Nosso sistema não depende de máquina física, podemos aumentar o número de usuários conforme a demanda, sem problemas com máquinas ou limitação de espaço”, contou, animada.

 

Para inovar, os professores estão implementando uma nova funcionalidade, a de transmissão de aulas ao vivo. “É muito mais prático para os professores. Quem quiser criar um curso pode acessar a sua conta e publicar material, e o sistema é totalmente customizável, de acordo com as necessidades de cada instituição ou pessoa.

 

O professor ou a coordenação de um curso pode cadastrar disciplinas onde os alunos se matricularão, online, mediante aprovação do responsável pela disciplina ou por senha”.

 

Mas os prêmios não param por aí, e já neste ano o sistema conquistou o terceiro lugar no Circuito Start Up, onde os empreendedores têm até dois minutos para mostrar o que é o seu projeto para possíveis investidores.

 

“Através deste prêmio, conseguimos muitos bons contatos com pessoas que têm interesse em investir em nosso projeto e estamos em uma fase final de outros possíveis patrocinadores. É bom ver um projeto nosso, que realmente auxilia nossa profissão, ser reconhecido”, disse Marcilene.

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Leave a Reply