Noticias

Mostra ‘Petrópolis: biodiversidade e saúde’ tem os insetos como destaque

By 15 de outubro de 2014 No Comments

Maior e mais diverso grupo de seres vivos do planeta, os insetos serão o destaque da exposição que será aberta nesta segunda-feira (13) no Palácio Itaboraí, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. A mostra “Petrópolis: biodiversidade e saúde”, idealizada pelo Laboratório de Biodiversidade Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), apresentará cerca de 15 pôsteres que ilustram a riqueza da biodiversidade da cidade imperial, incluída na área de preservação da Mata Atlântica. A inauguração será às 10h com a presença da curadora da exposição, Jane Costa. O evento integra a edição 2014 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
 
A visitação é gratuita e acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30 no salão central do Palácio. A exposição permitirá aos participantes contemplar uma faixa representativa da biodiversidade, a partir de exemplares do acervo didático da Coleção Entomológica do IOC, considerada a maior da América Latina. São cerca de cinco milhões de exemplares de insetos. “A mostra enfatiza a importância da preservação da biodiversidade e do uso sustentável dos seus recursos para a saúde humana, algo fundamental para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas e, consequentemente, para a boa qualidade de vida”, destacou Jane Costa.
 
Primeira semana terá ‘monitoria científica para todos’
 
De segunda (13) a sexta-feira (17), biólogos, entomólogos e monitores do Laboratório de Biodiversidade Entomológica acompanharão os visitantes para apresentar a importância ecológica dos insetos para a manutenção dos ecossistemas. De acordo com Jane, os insetos correspondem a mais da metade de todas as espécies conhecidas, ocupando quase todos os ambientes, tanto naturais como artificiais. “Embora algumas poucas espécies transmitam ou causem doenças, seu uso pode trazer benefícios a diversos ambientes”, enfatizou. Para contar com visitas monitoradas nas semanas seguintes será preciso fazer agendamento prévio pelo telefone (21) 2562-1339.
 
Mostra será interativa
 
A jornada de conhecimento terminará com a visita a uma área interativa, onde os participantes vão ter acesso à versão virtual do livro ‘Insetos: uma aventura pela biodiversidade’, elaborado pelo Laboratório em 2010. “Por meio do contato com uma obra, que é um verdadeiro registro da diversidade e beleza estética dos insetos, buscamos atrair a curiosidade dos jovens, sobretudo de alunos do Ensino Médio, e motivá-los a buscar mais informações na área ambiental”, concluiu a curadora.
 
Serviço
 
Exposição ‘Petrópolis: biodiversidade e saúde’
Período: de 13 de outubro a 13 de novembro
Horário: de segunda a sexta-feira das 9h às 16h30
Local: Palácio Itaboraí, na Rua Visconde de Itaboraí, nº 188, no Valparaíso
Informações: (21) 2562-1339

Leave a Reply