Noticias

Lançamento do Conselho Deliberativo Empresarial de Petrópolis

By 10 de setembro de 2018 No Comments

A criação de uma agenda estratégica com ações e propostas para o desenvolvimento de Petrópolis e, consequente, melhoria no ambiente de negócios é um dos objetivos do Conselho Deliberativo Empresarial de Petrópolis, lançado nesta quinta-feira (06) pela Prefeitura de Petrópolis e Firjan. Com monitoramento e controle das ações, o conselho atuará na construção de políticas públicas segundo os núcleos: Educação e Qualificação Profissional, Inovação, Infraestrutura, Meio Ambiente e Economia.

Projeto único no Rio de Janeiro, o Conselho vai atuar de forma permanente, com reuniões a cada dois meses para o acompanhamento dos resultados e reuniões mensais para debate, andamento e controle sobre cada um dos temas chave. Os primeiros encontros já ocorrem neste mês. Cada núcleo temático será formado por empresários e executivos, especialistas, sociedade civil, acadêmicos e membros da prefeitura.

“A sociedade civil organizada nunca esteve tão aberta para dialogar a auxiliar o poder público. A criação desse conselho é um marco. Se isso tivesse sido feito há 20 anos, não enfrentaríamos tantos desafios hoje na área econômica. Petrópolis tem muito no que avançar e com o auxílio desses especialistas da área empresarial, teremos tudo para formular políticas públicas e ações que tornarão a nossa cidade ainda mais atrativa para os empresários”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

O presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, destacou a importância de Petrópolis no cenário econômico do Estado. “Ficamos muito felizes com essa abertura do governo municipal e estamos dispostos a trabalhar muito para que as ações em prol do desenvolvimento da cidade ocorram da melhor forma possível. Petrópolis é uma cidade acolhedora que tem mão de obra especializada e pode crescer e muito, principalmente na área industrial e a Firjan acompanhará todo o desenvolvimento dessas ações”, destacou.

Para o presidente da Firjan Serrana, Júlio Talon, esta é uma grande oportunidade para a cidade. “Poderemos, em conjunto, atacar os gargalos e transformá-los em oportunidades. Vamos traçar propostas e monitorar as ações de forma organizada, independente dos governos. Tornar Petrópolis uma cidade mais atrativa, emprego de alta qualidade, geração econômica e prosperidade para toda a região. Este é o grande benefício que podem extrair deste trabalho. Estamos muito motivados com o começo desta nova fase”, explicou Talon.

O conselho será liderado por Valter Zanacoli, diretor jurídico da Editora Vozes. “Teremos uma chance única, uma oportunidade que pode gerar ganhos significativos para toda a população”, salientou. É muito importante a participação dos empresários, que conhecem a realidade e a necessidade dos setores produtivos, na construção dessas ações”, explicou Talon.

Um diagnóstico, que mostra uma radiografia socioeconômica do município, será o documento balizador destas ações. O levantamento mostra os principais desafios que deverão entrar em pauta nas discussões temáticas.

Petrópolis, cidade industrial

Segundo o levantamento da Firjan, com um PIB de R$ 11,2 bilhões em 2015 – que representa 1,7% do total do estado do Rio, ocupando a 7ª colocação no Estado, Petrópolis precisa, aumentar a atividade industrial, mesmo com números positivos na área com relação à geração de empregos: 24% do mercado de trabalho de Petrópolis está nas indústrias, o que representa um total de 16 mil pessoas com carteira assinada – 7ª maior empregadora do Rio de Janeiro na área.

Também foram apontados como desafios melhorar a qualidade da banda larga e infraestrutura com relação à logística; aumentar a qualidade da energia e as interrupções de fornecimento; ampliar a cobertura de tratamento de esgoto para 100% e aumentar a quantidade de professores e profissionais de educação com curso superior.

Conselho Deliberativo Empresarial de Petrópolis:

Presidente: Valter Zanacoli, Editora Vozes

Vice-presidente:  Marcelo Soares, CHC Helicopter

Núcleos Temáticos e Coordenação:

– Educação e Qualificação Profissional: George Paiva, Orange Business

– Inovação: Anderson Loretti Lima, Graças Torrada

– Infraestrutura: SelmoCoelho da Silva, Construtora Solidum

– Meio Ambiente: Luiz Fernando Gomes, Engeprat Engenharia e Serviços

– Economia: Julio Talon, GE Celma

 

fonte: Diário de Petrópolis

Leave a Reply