Noticias

Laboratório Excellion oferece ajuda às vítimas de Santa Maria, (RS).

By 31 de janeiro de 2013 No Comments

Laboratório é especializado em células tronco e “cultiva” pele humana. Incêndio em boate de Santa Maria deixou 231 mortos e cerca de 80 feridos.

 

O incêndio em uma boate na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que matou 231 pessoas e deixou, pelo menos, 80 feridos em estado grave, na madrugada do último domingo (27) mobilizou o país. O governo federal busca apoio em bancos de pele e um laboratório de Petrópolis, Região Serrana do Rio, que “cultiva” pele humana, vai oferecer a tecnologia ao Ministério da Saúde para ajudar as vítimas com queimaduras graves.

 

O Laboratório Excellion, que funciona no bairro Quitandinha, é especializado na manipulação de células tronco, possui quase mil amostras congeladas em nitrogênio, e é o único do país autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para manipular pele humana.

 

Segundo o pesquisador Radovan Borojevic, a pele pode levar três semanas para se desenvolver e tem que ser retirada do próprio paciente, para não haver rejeição. A técnica beneficia todas as vítimas de queimaduras.

 

O laboratório quer oferecer o serviço ao Ministério da Saúde para atender os pacientes da tragédia que tiveram queimaduras de vários graus. O cultivo de pele pode custar de  R$ 5 mil a R$ 20 mil, e os planos de saúde pagam pelo serviço apenas em alguns casos. Esta técnica ainda não possui cobertura no país pelo Sistema Único de Saúde. O laboratório já entrou em contato com o governo federal e aguarda retorno.

 

Fonte: Portal G1

Leave a Reply