Noticias

Jornada de Iniciação Científica – PIBIC/LNCC-MCTI 2013

By 26 de setembro de 2013 No Comments

Com a apresentação de aproximadamente 25 trabalhos a Jornada de Iniciação Científica – PIBIC/LNCC-MCTI 2013 – aconteceu hoje, dia 13 de setembro, no hall multiuso do Laboratório Nacional de Computação Científica.

 

Coordenada pelo Pesquisador Dr. Renato Portugal, a Jornada de Iniciação Científica proporciona um espaço para exposição e discussão dos trabalhos desenvolvido pelos bolsistas durante o ano que, segundo eles, é muito positiva e produtiva:

“A jornada traz a oportunidade de interagir com outras áreas, colegas e professores, ampliando nosso campo de visão e gerando ideias. Além disso, proporciona a oportunidade de mostrar nosso trabalho em diferentes níveis para leigos ou intelectuais; obrigando-nos a moldar a apresentação de forma que todos entendam. é um excelente exercício de preparo a apresentações futuras que precisam demonstrar suas ideias de forma clara”. (Tainara Mendes)

“A jornada proporciona possibilidade de aprendizado em apresentações, que podem ser utilizados em congressos, além de promover maior interatividade entre os bolsistas, divulgando melhor suas linhas de pesquisa”. (Arthur Rossi)

Estabelecendo, desta forma, um produtivo  intercâmbio entre alunos de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores envolvidos em atividades de pesquisa no LNCC-MCTI a Jornada de Iniciação Científica é um excelente exercício de preparo e ótimo veículo integrador e agregador de ideias e ideais.

Os bolsistas observam que o retorno dos visitantes da mostra com relação aos trabalhos é satisfatória e positiva; “os visitantes se mostram bastante interessados e interativos. Procuram trocar ideias e saber mais, mesmo que a pessoa não seja da sua área. Também verifica-se uma satisfação grande por parte dos visitantes em ver o bom trabalho e o trabalho promissor dos alunos”(Tainara Mendes)

“O retorno está sendo positivo, os visitantes mostram-se interessados perguntando e incentivando a continuação das pesquisas. É sempre bom ouvis criticas, pois incentivam o aluno”. (Juliana Maciel)

O intuito da Jornada de Iniciação Científica – PIBIC/LNCC-MCTI é:

 

. Despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.

. Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa.

. Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica.

. Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a

aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

 

Leave a Reply