Noticias

Inaugurado o campus da UFF Petrópolis

By 30 de novembro de 2015 No Comments

 

A noite de ontem foi uma das mais importantes para a história da educação petropolit ana . Foi inaugurada no antigo CIEP do Quitandinha a mais nova e moderna unidade da Universidade Federal Fluminense: a UFF Campus Petrópolis.
 
A cerimônia começou por volta de 19h, com a apresentação do Coral Dó Ré Mi, como modelo do programa Canta Petrópolis. Sob a regência do maestro Leonardo Randolfo, as crianças cantaram sucessos de um jeito clássico e descontraído, emocionando o público presente. Participaram da solenidade vários estudantes da cidade e também de outras regiões do estado, além de representantes da Associação Petropolitana dos Estudantes (APE), União da Juventude Socialista e da União Nacional dos Estudantes.
 
Na presença do reitor da UFF, Sidnei Luiz de Mattos Melo, do prefeito Rubens Bomtempo com a primeira dama e todo o seu secretariado, além de autoridades como o comandante do 26º Batalhão de Polícia Militar (26BPM) Marcelo Quinhões, os estudantes se emocionaram com a vinda da universidade que, segundo eles, foi um “presente” de uma parceria entre o município e os estudantes. “Essa luta foi muito intensa e não foi só da gente, mas sim de todos os estudantes petropolitanos, que sempre reivindicaram seus direitos e tiveramo sonho de ter uma universidade pública na nossa cidade. Essa conquista não é só de quem vai estudar nesse primeiro período do curso, mas sim de todos nós, petropolitanos, que batalhamos muito e hoje estamos vendo o nosso sonho se tornar realidade”, disse a presidente da APE, Caroline Chiavazoli, que acabou se emocionando e contagiando todo o público presente. Caroline ressaltou que a associação está comprometida com o sucesso da universidade, trabalhando para manter os alunos na unidade.
 
O ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu, discursou durante a solenidade, frisando que essa conquista foi fruto de uma geração que ocupou as ruas. “Nós só conseguimos isso porque um dia uma geração ocupou as ruas. Eu sempre tive esse sonho de ter uma faculdade federal na nossa cidade e sempre fiz parte dessa luta”, contou.
 
Durante a cerimônia aconteceram diversas homenagens. O vereador Thiago Damaceno, líder do governo municipal na Câmara, entregou um título de Cidadania Petropolitana ao reitor da UFF, Sidnei Melo. “Eu criei o projeto de lei e nós votamos, aprovando por unanimidade nessa última semana, para homenagear o senhor com esse lindo título”, declarou. A diretora da UFF – Petrópolis, Marcele Guimarães, também foi homenageada. Ela recebeu um buquê de flores da primeira-dama da cidade, Luciane Bomtempo.
 
Premiado, o reitor da universidade disse que ficou muito feliz e surpreso com a recepção que teve na cidade. “Eu nunca vi uma festa como essa na minha vida. Já inauguramos outros campus e unidades, mas nunca tivemos tanta gente presente numa solenidade. Eu gostaria de trazer o vice-reitor, porém infelizmente ele não pode vir. Mas eu confesso que fiquei admirado quando cheguei aqui e vi tanta gente prestigiando essa conquista para a educação petropolitana. Nós queremos tornar a UFF cada vez mais popular. Eu diria que a Prefeitura de Petrópolis e a Universidade Federal Fluminense conseguiram realizar o casamento perfeito, porque tanto no governo do município quanto na administração da universidade não há crise!”, exclamou.
 

 
Depois da cerimônia, o prefeito Rubens Bomtempo, o reitor da UFF e a diretora do Campus fizeram um tour pela universidade com o público presente.
 
As aulas do curso de Engenharia de Produção da unidade já começaram para os 50 alunos que foram aprovados no vestibular, realizado há algumas semanas. A unidade abriga os mais modernos laboratórios de física, química e informática da UFF, que é a maior universidade federal do país.

Leave a Reply