Noticias

III Semana do Iluminismo: Desigualdades, oportunidades e empreendedorismo em TI

By 8 de maio de 2013 No Comments

III Semana do Iluminismo

Tema: Empreendedorismo digital

13 a 17 de maio de 2013

Inscrições a partir do dia 6 de maio de 2013

Desigualdades, oportunidades e empreendedorismo em TI



Sem dúvida o Brasil vive um momento único em sua história: é um dos poucos países que têm conseguido reduzir as disparidades entre indivíduos, territórios e regiões. Este é um movimento lento, mas que caminha em sentido oposto ao dos demais países, onde tais desigualdades vêm aumentando neste período de crise. O processo de inclusão social, os programas de transferência de renda, dentre outras políticas, têm se tornado, aos poucos, pontos de referência mundo afora[1].


Reduzir a desigualdade é, sem dúvida, um passo importante, mas é preciso, também, criar um ambiente de oportunidades, principalmente para os mais jovens; oportunidades que possibilitem a criação de novos empregos, a inovação, enfim, a criação de novos serviços e produtos, que possam incorporar nossos jovens à nova dinâmica do mundo contemporâneo e, ao mesmo tempo, garantir valores conquistados, como o da liberdade e o da democracia. Nesses dois contextos, nenhum local é mais importante que a escola, que deve ser cada vez mais compreendida como a instituição capaz de reduzir as desigualdades e qualificar para as novas oportunidades. Assim, o CPTI-Petrópolis, consciente de seu papel, promove a terceira edição da Semana do Iluminismo, III SILU, sendo que, pela segunda vez, trata do tema empreendedorismo digital.


Na programação da III SILU destacam-se: a palestra de abertura do professor Pedro Leite, diretor do LNCC, que discutirá o Parque Tecnológico da Região Serrana; o seminário do IEL-FIRJAN, com os conferencistas Fernando Campos, Rafael Kaufman e Fabiano Gallindo, todos empresários de sucesso no mercado; a apresentação do curso de Pós-graduação em empreendedorismo digital, o novo curso de Graduação e a proposta do Ensino Médio Integrado, todos projetos do CPTI-Petrópolis; a conferência da ALLEN, com Lucas Marques (Microsoft Student Partner) e o conferencista Gustavo Braz, gerente da ORANGE. Além disso, teremos minicursos na área tecnológica e científica, a saber: “Da Estratosfera à Ilha de Java”, pelo professor Adriano Fiorini; “História e Ciência da Mecânica Quântica”, pelo professor Giovane Quadrelli; “Introdução à Criptografia”, pelo professor Pedro Lara; “Neurociência, aprendizagem motora e cognitiva”, pelo professor Vasco Amaral e “Computação sem computadores”, pelo professor Eduardo Krempser.


Na área das Ciências humanas, teremos mesas de debate e palestras: “A Literatura como um dos direitos humanos”, com a mediação da a professora Mariana Caser e presença de convidados externos; “Oficina de uso da vírgula”, ministrada pelo professor Mario Cesar e “Oficina de arte com sucata eletrônica”, com a professora Fátima Mendonça e Aline Azevedo.


Diz o ditado popular que são três coisas que não voltam mais: a pedra lançada, a apalavra dita e a oportunidade perdida. Assim, ao oferecer uma semana provida de Ciência, Tecnologia e Artes, comprometemo-nos também com a essência do processo educador e redutor das desigualdades, sem, porém, desviarmos o olhar das oportunidades abertas por esta era tecnológica e informacional, em seu viés empreendedor. Este é o olhar de quem não aceita o futuro pronto, mas de quem acredita que se pode criá-lo. Entender isso faz toda a diferença, não perca esta oportunidade!


Sejam bem-vindos!


Por Marcio Campos


[1] BAVA, SILVIO CACCIA. Conservadores e Radicais.[Editorial]. Le Monde Diplomatique Brasil, ano 6, numero 69, p.3, abril 2013.


Programação (sujeita a mudanças):



DIA 13

Ao longo do dia, Seminário de produção acadêmica,

10h, Microsoft Innovation Center Rio de Janeiro/Allen. – Introdução ao desenvolvimento de Apps para Windows Phone 8. Apoio ALEN Informática.


Dia 14

8h, Palestra “Lixo eletrônico” como prof. Fabio Amorim.

10h, Mesa de debate “Graduação? Extensão? Pós-graduação? Mestrado? Doutorado? A realidade Faeterj/Petrópolis” com os profs. Bruno Guingo, Tânia Araújo, Chessman Kennedy e Amarildo Micoski.

14h, “Oficina de uso da vírgula” com o professor Mario Cesar.

18h, Oficina de Arte com Sucata Eletrônica com as profas. Aline Azevedo e Fátima Mendonça

19h, Apresentação Inaugural “O projeto Petrópolis Tecnópolis” com o Prof. Pedro Leite do LNCC

20h, IEL-FIRJAN. Apoio FIRJAN.


Dia 15

8h às 10h, Minicurso “Da estratosfera à ilha de Java-Uma revisão do Java básico à objetos na prática utilizando um diagrama de classes – UML” Prof. Adriano Fiorini.

10h, Palestra “Empreendedor Individual” Prof. Carlos Virtuoso.

15h, Apresentação do “S.I.R. Lab – Laboratório de Sistemas Inteligentes e Robótica/Apresentação da equipe de futebol de robôs/Apresentação dos robôs de resgate da OBR 2013” com o prof. Alberto Angonese.

15h, Minicurso “Neurociências, Aprendizagem Motora e Cognitiva” com o Prof. Vasco Amaral.

18h, “Empreendedor desde os 16 anos” com Rafael Coelho.

20h, IEL-FIRJAN. Apoio FIRJAN.

21h, Oficina de probabilidade com Prof. Augusto Burle.


Dia 16

7h às 8h, “Oficina de Arte com Sucata Eletrônica” com as profas. Aline Azevedo e Fátima Mendonça.

9h às 11h, “Orange way” com com o gerente da ORANGE Gustavo Braz e captação de curriculuns. Apoio ORANGE

14h, DOJO com o professor Pedro Lara.

15h, Oficina de Arte com Sucata Eletrônica com a profa. Aline Azevedo e Fátima Mendonça.

18h, Oficina de computação sem computadores com o prof. Eduardo Krempser.

20h, IEL-FIRJAN. Apoio FIRJAN


20h, Atividade Cultural – Espetáculo SOM e LUZ MUSEU IMPERIAL.


Estaremos no dia 16/05 fazendo uma visita ao espetáculo que está sendo realizado no Museu Imperial. Para se inscrever nele é necessário seu documento de CPF e RG para inscrição. Serão apenas 20 vagas para os alunos do Superior e 20 vagas para os alunos do técnico. Valor: 0800 (grátis). Dia: 16/05. Horário: 20:00 (início do espetáculo). Professores responsáveis: Tiago Quaresma e Fábio Amorim. Alunos do Técnico deverão procurar o professor Fábio Amorim. Alunos do Superior procurar o professor Tiago Quaresma na próxima quinta-feira. Os 20 primeiros que se inscreverem de cada segmento (técnico e Superior) serão contemplados.


O Espetáculo: Quem nunca pensou em voltar no tempo? O Som e Luz Petrópolis oferece esta oportunidade ao reviver alguns dos mais importantes momentos do segundo reinado no Brasil. Trata-se de uma superprodução que utiliza efeitos especiais de iluminação e sonorização para reviver a história de d. Pedro II. A iniciativa é fruto da parceria entre Eletrobrás/Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), Museu Imperial e Fundação Roberto Marinho.

http://www.museuimperial.gov.br/som-e-luz/638-o-espetaculo.html


Dia 17

8H às 11h, Minicurso, “História e Ciência da Mecânica Quântica” com o prof. Giovane Quadrelli.

8h Às 12h, Minicurso “Da estratosfera à ilha de Java-Uma revisão do Java básico à objetos na prática utilizando um diagrama de classes – UML” com o prof. Adriano Fiorini.

15h, Minicurso “Introdução à criptografia” com o prof. Pedro Carlos.

18h, Palestra “LER/DORT – A atuação da ergonomia sobre uma das principais doenças do trabalho”. Eliane do Vale téc. Enfermagem do trabalho LNCC.

19h, “Ensino Médio Integrado”, Reunião com a Prof. Regina Bortolini com a equipe de professores do ensino técnico e convidados.

SEMINÁRIO IEL-FIRJAN-CPTI


O Instituto Euvaldo Lodi do Rio de Janeiro é a entidade do Sistema FIRJAN que realiza a integração do mundo empresarial com a universidade, promovendo a formação e o aprimoramento técnico das empresas. Para tanto, desenvolve programas e projetos, bem como apoia a gestão da Inovação e o Desenvolvimento Tecnológico.


O IEL incentiva o desenvolvimento e viabiliza meios de inserção das produções tecnológicas e intelectuais das instituições de ensino nas empresas, proporcionando ganhos na gestão, direcionados ao aumento de competitividade. Neste ano o IEL está promovendo seu seminário dentro da Semana do Iluminismo do CPTI com os palestrantes abaixo.


14/05 – Fernando Campos

Com mais de 15 anos de experiência empresarial, Fernando atua na criação e gestão de startups. Atualmente, como um investidor anjo ativo em várias empresas web, já executou várias rodadas de investimento para suas empresas. Ele é um viciado em tecnologia. Durante sua vida profissional, ele também ocupou uma série de posições em mercados bancários e corporativos, tendo feito parte do time da Coca-Cola, BBM Bank, Michael Page e do Fundo Investidor Profissional. Fernando é formado pela PUC-Rio e com MBA pelo IBMEC Business School. Ele também participou de Venture Capital Executive Program da UC Berkley.


15/05 – Rafael Kaufman

Com o ResolveAÍ o usuário solicita o táxi pelo site ou por aplicativo de smartphone (iPhone e Android) e o assistente indica o carro disponível mais próximo. A plataforma localiza automaticamente o usuário através do sensor de GPS no smartphone do usuário ou por meio de informações de posição da rede Wi-fi à qual estiver conectado. Os táxis são encontrados pelos PDAs neles instalados. A plataforma está disponível em 21 cidades no Brasil como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e João Pessoa.


16/05 – Fabiano Gallindo
Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), especialização em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), especialização em Computação Gráfica Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Especialista de Projetos Tecnológicos da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência de Produção. Atuando principalmente nos seguintes temas: inovação tecnológica, gestão do conhecimento, avaliação de ativos intangíveis.

Leave a Reply