Noticias

Firjan premiará empresas que se destacam na gestão ambiental

By 12 de fevereiro de 2014 No Comments

Inscrições podem ser feitas até o dia 15 de abril pela internet.
Em 2013, empresas de Nova Friburgo e Bom Jardim levaram o prêmio.

 

O Sistema Firjan vai premiar as empresas do Estado do Rio de Janeiro que se destacam na gestão ambiental e no desenvolvimento sustentável. O Prêmio Firjan de Ação Ambiental é dividido em cinco categorias: Água e Efluentes; Biodiversidade; Gestão das Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs); Gestão de Resíduos Sólidos; e Relação com Públicos de Interesse. As inscrições já estão abertas e serão aceitas até o dia 15 de abril.
 
O objetivo da iniciativa é reconhecer o empenho da indústria na busca por soluções criativas e eficazes de processos de redução no consumo de água e de seu reuso, diminuição do descarte de efluentes sanitários, uso sustentável da biodiversidade e pesquisas nessa área, recuperação de áreas degradadas, diminuição de emissão de gases de efeito estufa, coleta seletiva, reaproveitamento de materiais, uso de tecnologia na gestão de resíduos sólidos e programas de educação ambiental, entre outras práticas de sucesso ligadas ao meio ambiente.
 
Na última edição, duas empresas da região conquistaram o prêmio, a Monthal, de Bom Jardim, na categoria “Relação com públicos de interesse” e a Stam, de Nova Friburgo, na categoria “Águas e efluentes”.
 
A primeira, uma empresa de lingerie, concorreu com um projeto de reaproveitamento de restos de tecido, transformados em fantoches. Os bonecos foram doados aos filhos de 22 costureiras da empresa e para alunos de escolas públicas de Bom Jardim, onde fica a indústria. O idealizador do projeto, Felipe de Souza Filho, conta que houve uma redução significativa dos resíduos, além do reconhecimento estimular a participação dos funcionários com novas ideias para o reaproveitamento dos mesmos. Além disso, a iniciativa inspirou outra confecção a adotar um projeto semelhante.
 
A economia de 60 milhões de litros de água por mês conseguida pela Stam Metalúrgica em Nova Friburgo foi o que levou a empresa a faturar também o prêmio. A tecnologia de troca iônica, importada da Itália, permite descontaminar a água de metais pesados, através de um circuito fechado, permitindo o reaproveitamento da água no processo industrial. Atualmente, existe também no processo uma estação de tratamento de esgoto, que purifica toda a água despejada no rio.
 
No prêmio, podem se inscrever empresas de todos os portes que tenham desenvolvido ações no estado do Rio de Janeiro. A premiação será no dia 5 de junho, na sede do Sistema FIRJAN, no Centro do Rio.
 
As inscrições devem ser feitas através do site da Firjan. Nesse endereço é possível acessar o regulamento na íntegra e conhecer os vencedores do ano passado. Dúvidas podem ser tiradas através do e-mail premioambiental@firjan.org.br.

Leave a Reply