Noticias

Firjan inaugura mais uma Escola Sesi e homenageia D. Pedro Gastão

By 17 de fevereiro de 2014 No Comments

A nova Escola Sesi em Petrópolis foi inaugurada ontem, na Rua Bingen n°130. O evento contou com a presença do prefeito Rubens Bomtempo, do presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, da representante regional da entidade, Waltraud Kemper e dos representantes da Família Imperial Pedro Carlos de Orleans e Bragança, Francisco de Orleans e Bragança, Cristina de Orleans e Bragança e Afonso de Orleans e Bragança. A unidade leva o nome do príncipe Dom Pedro Gastão de Orleans e Bragança. A nova escola aumenta de 670 para 1,4 mil o número de vagas oferecidas pelo Sesi, que tem cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e cursos de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Com a abertura do espaço, a oferta de turmas também poderá ser ampliada para o Ensino Médio.
 
O novo prédio tem três andares e conta com uma infraestrutura diferenciada. São 25 salas de aula equipadas com computador, data show e lousa digital, laboratórios de Ciências e Informática, Sala Sesi Matemática e biblioteca, que ocupam uma área de mais de 5 mil metros quadrados. A escola também ganhou cantina, refeitório e área de recreação interna e externa. “Queria ressaltar a importância do dia de hoje para a educação em Petrópolis, agradecer a todos que colaboraram com essa iniciativa e parabenizar os professores que passam conhecimento e esperança para as gerações futuras. Eu fiz questão de deixar o depoimento de toda a nossa família, tendo em vista a representatividade do projeto”, declarou Pedro Carlos de Orleans e Bragança, que falou em nome da Família Imperial.
 
O presidente da Firjan, falou sobre a escolha do nome da unidade. “Gostei muito da decisão, porque a tradição da Família Imperial está completamente integrada ao ensino e a cultura. Todos sabemos a importância deles no resgate da imagem da nossa cidade e o incentivo que sempre deram com relação à educação. Fiquei mais encantado ainda em saber que no dia 19 deste mês comemoraríamos o centenário de Dom Pedro, e a inauguração desta sede, que também é uma forma de homenageá-lo, acabou sendo bem próxima à data”, ressaltou.
 
Eduardo comentou ainda sobre o modo de atuação da unidade: “É um local que forma cidadãos críticos, que atuam no mercado de trabalho de maneira competente. Esse modelo da escola Sesi traz novos conteúdos, melhora a compreensão do aluno com relação à profissão e ao segmento em que ele pretende atuar. Sem contar o Sesi Matemática, também um projeto inovador”. .
Senai oferece 45 mil vagas para cursos grátis no RJ

 

O Senai Rio vai oferecer, Automação Industrial (Benfica, Caxias, Itaguaí, Jacarepaguá, Macaé, Volta Redonda), em 2014, mais de 45 mil vagas gratuitas no estado do Rio em cursos técnicos, de qualificação, aperfeiçoamento e aprendizagem, nas modalidades presencial e à distância. O objetivo é formar cada vez mais trabalhadores, de acordo com os novos perfis demandado pela indústria fluminense e, consequentemente, aumentar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. E as oportunidades já começaram: estão abertas as inscrições para 7.245 vagas gratuitas em cursos técnicos, oferecidas através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).
 
Para os cursos do Pronatec, podem se inscrever alunos das escolas estaduais, que estejam cursando o 2º ou o 3º ano do Ensino Médio regular, EJA (Ensino para Jovens e Adultos) ou Programa Auto-nomia, do governo estadual. A Secretaria de Estado de Educação será responsável pela seleção dos candidatos, que levará em conta o desempenho escolar. Informações sobre como participar do processo seletivo podem ser obtidas no site www.cursoSenairio.com. br. As inscrições podem ser feitas até dia 4 de março.
 
As oportunidades do Pronatec neste primeiro semestre são para os cursos técnicos em Alimentos (Vassouras), Comunicação Visual (Maracanã-Unidade Artes Gráficas), Construção Naval (Barra Mansa, Niterói), Edificações (Tijuca), Eletrônica (Barra Mansa, Benfica, Jacarepaguá), Eletrotécnica (Barra do Piraí, Campos, Jacarepaguá, Macaé, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Santa Cruz, Tijuca,Volta Redonda), Informática (Maracanã-Unidade Artes Gráficas), Logística (Barra Mansa, Campos, Macaé, Pádua, Santa Cruz, São Gonçalo, Tijuca), Manutenção Automotiva (Resende, Tijuca), Mecânica (Barra Mansa, Benfica, Campos, Itaguaí, Macaé, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende, Santa Cruz, Três Rios, Volta Redonda), Metalurgia (Maracanã-Unidade Solda), Multimídia (Maracanã), Petróleo e Gás (Benfica, Campos, Niterói),Programação de Jogos Digitais (Maracanã), Redes de Computadores (Cinelândia), Refrigeração e Climatização (Solda), Segurança do Trabalho (Caxias, Maracanã- Unidade Solda, Niterói, Nova Iguaçu, Resende, Santa Cruz, Vicente de Carvalho, Volta Redonda).
 
As aulas do programa estão previstas para iniciar na segunda quinzena de março e serão ministradas de segunda à sexta-feira, nos turnos da manhã, tarde e noite, dependendo do curso e da unidade escolhida.
 
 

Leave a Reply