Noticias

FAETERJ Petrópolis expõe protótipo de árvore solar no no III Encontro dos Municípios para o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília – DF

By 7 de abril de 2015 No Comments

Artistas de Petrópolis lançam Árvore eco.comciênciaMetarreciclagem
 
Sabe aquela cena bucólica, de abrir um livro sob a sombra de uma árvore?
 
Inspirados por esta nostalgia, adaptada ao contexto hiperurbano, e conectando sustentabilidade e tecnologia, é claro, os artistas petropolitanos Cocco Barçante e Rodrigo D’Almeida conceberam a Árvore Eco.comCiênciaMetarreciclagem. Trata-se de uma instalação artística urbana com funcionalidade tecnológica, idealizada pela Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro – FAETERJ Petrópolis e a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis – FCTP.
 
O Projeto “Árvore Eco.comCiênciaMetarreciclagem” integra-se a um Projetomaior da FAETERJ Petrópolis, denominado Projeto METARRECICLAGEM: TECNOLOGIA, SUSTENTABILIDADE E ARTE que tem por proposta fomentar – pelo caminho da reutilização e da arte – uma discussão acerca do modelo de desenvolvimento tecnológico e da própria sociedade em que vivemos, despertando construtivamente um insight crítico sobre assuntos relacionados à produção tecnológica, a geração de resíduos provenientes desse processo, à produção tecnológica, a geração de resíduos provenientes desse processo, à arte e à sociedade.
 
A proposta, desafiada aos artistas, foi a criação de uma obra de arte de grande porte na forma de árvore solar, que pudesse de um lado desempenhar um papel artístico e de conscientização, reunindo os conceitos de metarreciclagem e reconexão com a natureza, mas também que tivesse utilidade¸ com conteúdo de engenharia e eletrônica: em seu tronco, a árvore possui conectores USB que permitem carregar dispositivos móveis eletrônicos (aparelhos celulares, tablets, laptops e afins) e, então… acomodar-se ao pé da árvore e ler um ebook! E, ao anoitecer, esta energia acumulada pela incidência do sol nas folhas (detentoras de células fotovoltaicas) também a transforma em um pequeno sistema de iluminação pública, em um corpo decorativo e ainda em um ponto de encontro daqueles que freqüentam e interagem nos espaços urbanos públicos.
 
Da experiência de Cocco Barçante vem criatividade com a utilização de material proveniente de lixo tecnológico (metarreciclagem) e de Rodrigo D’Almeida a composição artística com materiais secos naturais. Enquanto esta parceria vai sendo concretizada na peça de grande porte, os artistas conceberam um protótipo, para apresentar no III Encontro dos Municípios para o Desenvolvimento Sustentável, EMDS, em Brasília, em abril de 2015. A execução deste protótipo foi realizada por André Mayworm e equipe do Projeto Metarreciclagem da FAETERJ, sob a supervisão dos artistas.
 
Contatos :
 
Cocco Barçante: cocco:_barcante@yahoo.com.br
 
Rodrigo D’Almeida: rodrigo@terramagica.com.br
 
Faeterj Petrópolis: lcunha@faeterj-petropolis.edu.br
 
Prefeitura/FCTP: thaismartins@petropolis.rj.gov.br
 

Leave a Reply