Noticias

Estudantes do município ganham notebooks

By 14 de fevereiro de 2014 No Comments

A partir da próxima segunda-feira alunos de 24 escolas do 1º ao 5º ano da Rede Municipal de Ensino ganharão reforço para um melhor aprendizado. Na manhã de ontem, o prefeito Rubens Bomtempo fez o lançamento do Programa Um Computador por Aluno – Prouca, que passou por uma grande reformulação: agora, os 13,4 mil netbooks contam com projeto pedagógico e capacitação dos professores para auxiliar as crianças com idade entre sete e 11 anos em sala de aula.

 
As escolas já têm os pontos de acesso à internet e cada uma das unidades escolares receberá 80 netbooks e dois carrinhos adquiridos pelo município para o correto armazenamento dos equipamentos. Segundo o prefeito, 131 escolas serão atendidas de forma gradativa e o objetivo é chegar ao fim de 2014 com a cobertura de toda a rede.

 
“Nos preocupamos em recolher e recuperar esses equipamentos para garantir que sejam utilizados de forma correta e que realmente auxiliem no aprendizado e desenvolvimento das crianças. Quase 30% desses equipamentos foram encontrados quebrados”, revela o prefeito, complementando: “Estamos recuperando o tempo perdido”.Bomtempo também fez referência ao empenho do vereador Thiago Damaceno, líder do governo na Câmara, para que os netbooks tivessem uma finalidade educacional. Na gestão passada ele manifestou várias vezes, na Câmara Municipal, seu descontentamento com a falta de proposta pedagógica na utilização dos equipamentos.

 
A partir de agora os computadores terão conteúdo pedagógico adequado, focado para o nível de escolaridade correspondente à capacidade do equipamento. “Desta vez, o netbook não sairá da escola. Assim estaremos preservando o patrimônio público. Além disso, o aluno vai utilizar o recurso de forma orientada, com a presença dos professores”, completa o prefeito.
 

Para a implantação do projeto piloto, os diretores das 24 escolas passaram por treinamento. Os netbooks contam com jogos educacionais que apresentarão conteúdos de português e matemática para ajudar os professores a motivar seus alunos e complementar as explicações teóricas com atividades lúdicas.

 
A secretária de Educação Mônica Freitas lembra que, em 2012, quando os equipamentos foram distribuídos, além de não haver um projeto pedagógico, os professores também não tinham capacitação para desenvolver o trabalho. “Em 2013, junto com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, assumimos o desafio de buscar e implementar uma proposta pedagógica consistente. Conseguimos”, salienta.

 
Esse desafio também foi citado pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Airton Coelho. “Foi preciso entender o programa e formatar uma nova proposta. Encontramos o caminho e estamos felizes com o resultado”, disse. O vereador Paulo Igor, presidente da Câmara Municipal participou da solenidade e destacou que,nos quatro anos que antecederam a nova gestão de Bomtempo, a Educação passou por períodos turbulentos. “Professores e diretores enfrentaram diversas dificuldades.
 

Com o Prouca não foi diferente. Hoje o governo municipal dá um passo importante para melhorar ainda mais a Educação no município. Estamos na era da tecnologia e poder proporcionar aos alunos o acesso à informação é um sonho conquistado”, frisou.

Leave a Reply