Noticias

Estudantes de Petrópolis conquistam vaga na etapa nacional do Torneio de Robótica

By 24 de setembro de 2019 No Comments

Estudantes da Escola Firjan SESI Petrópolis conquistaram o 3º lugar no Torneio Brasil de Robótica (TBR) e um vaga na etapa nacional, em Guarulhos (SP), em 07 e 08/12, que vai apontar as melhores equipes do Brasil. A conquista veio no último domingo (22/9) em evento disputado na Firjan SESI Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

A equipe Dark Kaiser disputou a categoria Middle 2 (12 a 15 anos). O time formado pelos alunos Ana Lívia Linhares; Ana Clara Vogel; Henrique Balthazar; Luísa Lopes; Lucas Cabral; Maria Eduarda Gonçalves; Nickolas Sixel; Thiago de Oliveira e, pelos professores orientadores Ana Paula Barbosa Pissurno e Robson Thomé foram desafiados a criar soluções para o tema: Água para o Desenvolvimento Sustentável.

Após pesquisa de campo, o grupo criou um projeto para a captação da água da chuva com coletores subterrâneos e reaproveitamento para abastecimento de animais. Na segunda etapa, os jovens tiveram que colocar seus conhecimentos em prática com a montagem e programação de um robô autônomo capaz de resgatar vítimas.

“Participamos pela primeira vez e conseguimos uma pontuação de destaque que nos leva para a disputa nacional. Foram dias de muito trabalho em equipe e este resultado nos anima para que possamos buscar um bom lugar na etapa nacional”, destacou a professora Ana Paula Pissurno.

Os jovens da unidade Petrópolis também fizeram bonito na Olimpíada Brasileira de Robótica, realizada no Sesc Quitandinha, e colocaram três equipes entre as dez melhores do Estado do Rio (5°, 7° e 9° lugares). Pelo destaque positivo as equipes foram homenageadas com os prêmios de Melhor Escola Particular (equipe Lego Queens); Prêmio de Inovação e Design (Lego Mind) e; Prêmio Robustez (equipe Lego Grikos).

Na educação básica da Firjan SESI, a robótica é curricular e segue a metodologia STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), fundamentada em projetos que devem solucionar problemas, a partir de soluções inovadoras e tecnológicas.

Leave a Reply