Noticias

Estudante de Petrópolis, RJ, conquista o 3º lugar no Prêmio Jovem Cientista

By 7 de dezembro de 2012 No Comments

(Fonte: G1)

Jovem criou estudo que ajuda a evitar lesões durante atividades físicas.
Tiago Tavares concorreu com mais de 2 mil projetos de todo país.

Um estudante de Petrópolis, na Região Serrana do estado, conquistou o 3º lugar no Prêmio Jovem Cientista 2012, cujo tema era “Inovação Tecnológica no Esporte”.


Tiago Tavares, de apenas 20 anos, criou um programa que ajuda a evitar o aparecimento de lesões graves durante a prática de atividades físicas e foi premiado, disputando com mais de 2 mil estudos de todo o Brasil.


Aos olhos de um leigo a Computação e os esportes são áreas muito distantes, no entanto, a técnica desenvolvida pelo jovem petropolitano mostrou que os dois campos podem se ajudar mutuamente. Como estudante de Ciência da Computação, ele desenvolveu um estudo em três meses, baseado em técnicas de desempenho esportivo que já existem.


Ele fez uma análise detalhada de dados sobre o assunto até desenhar o programa que ajuda a evitar lesões graves em atletas. O estudo foi bem avaliado e Tiago decidiu se inscrever na competição.


“A ideia do estudo surgiu em uma palestra aqui do IST e a partir daí eu conheci a técnica e tive contato com ela e também tendo acesso à divulgação do Prêmio [Jovem Cientista] eu vi uma conexão entre as duas coisas e aí surgiu a ideia”, disse Tiago, que é aluno Instituto Superior de Tecnologia (IST).
O estudante contou também com a estrutura do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), localizado em Petrópolis, onde ele pôde analisar todos os dados da pesquisa e definir a mais eficiente das cerca de 300 mil combinações possíveis.

 

Confira o vídeo: EF_TVAL_T_2277222_mmp4_WMV V9

Leave a Reply