Noticias

Estágio: caminho para entrar no mercado de trabalho

By 4 de setembro de 2018 No Comments

A aproximação da formatura e a garantia de ter o diploma embaixo do braço é motivo de alegria, mas também de preocupação para muitos universitários. A falta de experiência profissional é um problema na hora de uma contratação, principalmente em tempos de crise. Quem está atento, aproveita o período na faculdade para estagiar em empresas da área escolhida. O estágio, para muitos recém-formados, é a porta de entrada para o mercado de trabalho.

Segundo um levantamento realizado pela Companhia de Estágios – consultoria e assessoria especializada em programas de estágio e trainee – entre os principais objetivos dos estudantes está a obtenção de experiência na área de atuação. A pesquisa, que contou com uma amostra de 5.410 participantes de todas as regiões do país, mostra que 66,8% desse universo optou pela modalidade para poder adquirir a experiência profissional necessária para competir no mercado celetista. Inclusive, quando questionados sobre qual a prioridade ao atuar em um programa de estágio, 72,2% afirmam que a oportunidade de aprendizado está no topo da lista.

A estudante de Jornalismo, Tatiana dos Santos Souza, 22 anos, está no oitavo período da faculdade e no segundo estágio na área. “O contato com a profissão e com os profissionais tem sido importante para o meu futuro. Consegui meu primeiro estágio já no segundo período do curso em uma agência de comunicação. Tenho conseguido colocar em prática um pouco do que tenho aprendido. Hoje, atuo diretamente com os assessores de imprensa dos clientes da empresa, possibilitando uma interação primordial para mim”, conta a estudante.

Época de oportunidades

Mesmo diante da baixa oferta de vagas no mercado em geral, os programas de estágio vêm apresentando sinais de recuperação com a retomada de postos, especialmente no período após as férias. Dados da Companhia de Estágios demonstram que, nos últimos anos, o histórico do número de vagas abertas foi sempre maior durante o segundo semestre. Desde 2013, o período entre julho e dezembro vem apresentando um crescimento expressivo de, em média, 7,4% em comparação com o primeiro semestre de cada ano.

Umas das agências e estágio que atua em Petrópolis, o CIEE revela bons números na região. Entre as cidades do interior, o CIEE Petrópolis é a unidade da rede que mais contrata. Segundo Marília Oliveira, consultora do CIEE Petrópolis, o setor de serviços aumentou as oportunidades de estágio e isso tem elevado o número de vagas disponíveis para os estudantes de Petrópolis. “Essa experiência profissional é muito importante. Se o empresário não oferecer essa oportunidade, onde ele conseguiria essa experiência? O estágio é importante para que ele viva sua área de atuação e também para que identifique e decida sobre seu futuro profissional. O principal foco do aluno deve ser a experiência profissional. Lógico que as bolsas auxiliam, mas a experiência é fundamental para que o futuro profissional seja bem-sucedido”, destaca a consultora.

O estágio permite o intercâmbio e a troca de novos conceitos e estratégias adquiridos pelo aluno através da vivência diária e também a construção de uma rede de contatos com pessoas influentes do meio corporativo. Para o estudante, a prática, a dedicação e a disciplina adquiridas durante o período de estágio agregam valor e conhecimento à sua carreira.

 

fonte: Tribuna de Petrópolis

Leave a Reply