Noticias

Escola São Geraldo recebe 280 netbooks do Programa Petrópolis Inteligente

By 15 de agosto de 2012 No Comments

 

Com uma demonstração animada de judô, os alunos da Escola São Geraldo, localizada no bairro Carangola, receberam 280 netbooks. A entrega foi feita na última terça-feira, 07, pelo vice-prefeito Oswaldo Costa Frias e pela secretária de Educação, Cláudia Quintanilha.

Os computadores portáteis foram entregues aos alunos matriculados do sexto ao nono ano do ensino fundamental. A unidade foi a 22ª beneficiada com o programa Petrópolis Inteligente que já inaugurou 123 laboratórios de informática do ProInfo e entregou cerca de sete mil nets na rede pública de ensino com o objetivo de erradicar a exclusão digital.

“É muito gratificante chegar nessa comunidade e ver a presença do poder público atuando em todas as esferas, do asfaltamento, ao saneamento básico até a inclusão digital nas escolas. Essa obrigação está sendo cumprida e, com os nets, estamos cumprindo com mais um dever e direito de todos vocês: o acesso à rede mundial de informação. Esses nets ajudarão os filhos de vocês nas tarefas escolares, os deixarão mais preparados para o mercado de trabalho e tornarão as aulas mais apreciadas e participativas. Parabéns a todos!”, disse Oswaldo Costa Frias.

Para a secretária de Educação, os computadores despertam a maturidade e o interesse no conhecimento de novas técnicas de aprendizagem. “A partir do momento em que os alunos recebem esses nets, eles se tornam responsáveis por ele. A tarefa de aprender e também se divertir, claro, também inclui o cuidado com uma ferramenta tão importante. Programados com conteúdos pedagógicos, os nets servirão como base para pesquisas e fornecerão dados de pesquisas indispensáveis para os estudantes na era que vivenciamos hoje”, contou.

A diretora da unidade, Eliane Rocha Lima disse que a entrega é um marco. “O futuro chegou à nossa escola. Tenho certeza de que esse complemento pedagógico vai fazer a diferença nas salas de aula. Muitos alunos não possuem computador em casa e, muito menos, tem contato direto com a internet. E por isso, acredito que esses nets ajudarão na formação de adultos mais preparados, eficientes e conhecedores das novas tecnologias”, disse.

Peterson Costa de Sousa, de 11 anos, matriculado no sexto ano, aprovou o net. “Hoje é um dia muito feliz para mim. Agora tenho um computador onde eu posso fazer as pesquisas para os meus trabalhos. Sentia falta disso”, apontou.

O projeto chamado ProUca, foi criado a partir do Decreto Federal, nº 7243, de 26 de julho de 2010, editado pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inserido no programa Federal de Inclusão Digital.

Já receberam os nets as escolas municipais Johann Noel, Rubens de Castro, Josemar Contage, Bataillard, Loteamento Samambaia, Salvador Kling, Fábrica do Saber, Jamil Sabrá, Vereador José Fernandes da Silva, Rosemira de Oliveira Cavalcanti, Liceu Professor Cordolino Ambrósio, Campus I e II, Liceu Carlos Chagas, Geraldo Ventura Dias, Gunnar Vingren, CIEP Municipalizado Maestro Guerra Peixe, Papa João Paulo II, Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória, Escola São Geraldo, além da escola Beatriz Zaleski.

No primeiro lote de entregas dos netbooks foram selecionadas 29 escolas municipais com mais de 190 alunos matriculados do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, que receberam laboratórios do ProInfo Urbano e têm acesso à internet através do Programa Banda Larga do Governo Federal.

Leave a Reply