Noticias

Encontro de Empresas e Alunos das escolas públicas vira projeto na Câmara

By 3 de setembro de 2019 No Comments

A presidente da Comissão de Defesa da Educação, vereadora Gilda Beatriz, foi convidada pelos sócios Marcelo Carius, Tiago Ferreira e Marcelo Assis a conhecer a iniciativa

Nesta semana, a empresa NEKI-IT, localizada no Parque Tecnológico da Região Serrana, abriu as suas portas para os estudantes da Escola Municipal Professora Maria Campos da Silva. O objetivo foi mostrar aos alunos o meio empresarial, integrando-os e tirando dúvidas sobre a área da tecnologia da informação. Na última quinta-feira (29/08), a presidente da Comissão de Defesa da Educação na Câmara, vereadora Gilda Beatriz, foi convidada a conhecer o projeto. A parlamentar afirmou a importância de medidas que incentivem os estudantes e afirmou que irá criar uma indicação legislativa que transforme a proposta em lei.

“Iniciativas que levem ao conhecimento dos alunos a forma que as empresas atuam, podem fazer toda a diferença no momento em que eles ingressarem no mercado de trabalho. Esta experiência pode encerrar as dúvidas dos estudantes e abrir as portas para que os eles escolham a sua profissão”, declarou a vereadora Gilda Beatriz.

A vereadora apresentará uma proposta para criação do “Programa de Convivência Empresarial”. Segundo a parlamentar, o encontro entre os estudantes e as empresas pode ser feito de forma informatizada. A ideia é o estabelecimento de um banco de dados de alunos e empresas, que poderão abrir as suas portas para os estudantes da rede pública, do 9º ano e do ensino médio municipal (Em Petrópolis, a única unidade municipal de ensino médio é o Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio).

“Espero que esta boa experiência, que pude acompanhar hoje, possa ser o início de um projeto que vise o futuro da nossa cidade que, ao meu ver, está nos estudantes”, completou Gilda.

Para o estudante Miguel Brandão Jeronymo, do 9º ano da Escola Municipal Maria Campos, a visita a empresa NEKI-IT foi uma ótima experiência. “A experiência na NEKI-IT foi muito boa, conheci muitas pessoas legais, com um ótimo caráter e uma ótima forma de ensinar. Conheci também um professor meio maluco e muito divertido e pessoas que moram perto de mim, fazendo assim novas amizades e descobrindo como funciona uma empresa de tecnologia. Além disso tudo, eu iniciei o desenvolvimento de um jogo nos dias em que estive aqui. Eu aprendi muitas coisas e queria passar mais tempo na NEKI-IT”, disse.

A empresa de tecnologia tem como diretores os sócios Marcelo Carius, Tiago Ferreira e Marcelo Assis. A diretora da Escola Municipal Maria Campos afirmou que a ideia da visita foi proposta pelo próprio diretor da NEKI-IT.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado do projeto da nossa escola sobre profissões e mercado de trabalho. E hoje os alunos colhem bons frutos desta ação. Nossa intenção foi promover um debate dos alunos de 9º ano com representantes de diversas profissões. Nos surpreendemos com o convite do Tiago, representando o segmento de TI, para que os alunos interessados nessa área passassem uma semana dentro da empresa observando a rotina”, contou a diretora Raquel Cunha.

O sócio-diretor da empresa Tiago Ferreira afirmou que teve dificuldade de escolher uma profissão e acredita que o projeto auxilia os jovens com a grande quantidade de opções que existem atualmente no mercado.

“Pensei nesta iniciativa porque lembro a dificuldade que era, no final da adolescência, escolher uma profissão. Ainda mais hoje, que a gama de opções é muito maior. O objetivo é municiar o estudante com a experiência no meio profissional e empresarial, de forma a facilitar a escolha de seguir, ou não, em determinada carreira”, completou Tiago Ferreira.

 

Fonte: https://www.diariodepetropolis.com.br/integra/encontro-de-empresas-e-alunos-das-escolas-publicas-vira-projeto-na-camara-170476?fbclid=IwAR0HQdiz6eqfYBWW72hp4-oBPuRoAXjk6Of25PbtZ6tBuRPeWDG9OhTm0Ys

Leave a Reply