Noticias

Empreendedorismo e Ciência na Incubadora de Empresas do LNCC/MCTI

By 9 de abril de 2014 No Comments

 


 
Transformando conhecimentos e tecnologias em novos produtos e processos de alto valor agregado e inseridos no mercado nacional e internacional, a Incubadora de Empresas do LNCC/MCTI é um mecanismo que estimula a criação e o desenvolvimento de novos empreendimentos baseados em tecnologias inovadoras. Ela abriga empreendimentos e empresas cujos produtos, processos ou serviços resultam de pesquisa científica e tecnológica, para os quais a tecnologia representa um grande valor. Além disso a Incubadora possui como meta fomentar a criação de empresas que transformem conhecimentos em produtos comerciais competitivos, a partir de pesquisas realizadas por diversas entidades.
 
Com uma área de 290 m2 , seus objetivos são os de  Incubar projetos nas áreas de tecnologia da informação e simulação de sistemas complexos; promover a associação entre pesquisadores e empreendedores; criar uma cultura empreendedora no LNCC/MCTI e promover a criação de pequenas empresas de base tecnológica entre outros objetivos.

 

Atualmente existem 04 empresas residentes na Incubadora LNCC/MCTI e 02 em processo de admissão. Uma das residentes é oriunda do processo seletivo de 2008 e as demais do processo seletivo de 2013. Estas empresas são  todas startups de base tecnológica e desenvolvem soluções computacionais nas áreas de educação, virtualização, soluções de softwares para dispositivos móveis e internet, soluções para o armazenamento de grande volume de dados (Big Data) e computação gráfica. Dentre as 5 empresas graduadas em 8 anos de funcionamento encontramos empresas que trabalham na área de mineração de dados, meteorologia e desenvolvimento.

 

Vale ressaltar o sucesso obtido pela Incubadora de Empresas do LNCC/MCTI na participação de projetos em parcerias com outras Incubadoras. Nesses moldes podemos citar a participação no consócio “Mais e Melhores Empresas” contemplado pela FINEP no Programa Nacional de Apoio às Incubadoras e Parques Tecnológicos – PNI 09/2006, que foi apresentado em parceria com as Incubadoras da COPPE, IME, INT e InMETRO; do consórcio “Rede das Redes” contemplados pela FINEP no Programa Nacional de Apoio às Incubadoras e Parques Tecnológicos – PNI 12/2010, o REDERJ, constituído no âmbito da ReINC, Rede de Incubadoras do Rio de Janeiro e do Projeto; e o Projeto para “Implantação do Modelo CERNE” contemplado no EDITAL 01/ 2011 – SEBRAE e apresentado em parceria com as Incubadora da COPPE-UFRJ, INT e CEFET-RJ.

 

A equipe gestora da Incubadora é formada por Flávio Toledo (fbtoledo@lncc.br) que é o Gerente e por Mariana Pacheco (mpacheco@lncc.br), coordenadora e responsável pela integração entre as Empresas incubadas e o LNCC/MCTI.

 

A Incubadora entrou em funcionamento no ano de 2005 com o intuito de atender a demanda de apoio a criação de novos empreendimentos inovadores, no município de Petrópolis, e propiciar a integração entre o corpo científico do Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC/MCTI, entidade mantenedora, com o setor produtivo.

 

A Incubadora de Empresas do LNCC/MCTI já conta com parcerias de cooperação com as seguintes instituições: ANPROTEC – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores; ReINC – Rede de Incubadoras, Pólos e Parques tecnológicos do Rio de Janeiro; REDETEC –  Rede de Tecnologia & Inovação do Rio de Janeiro; SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas; PMP – Prefeitura Municipal de Petrópolis; FAPERJ – Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro; Petrópolis-Tecnópolis; Nit-Rio – Núcleo de Inovação e Tecnologia; Finep Inovação e Pesquisa; CNPq  – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

 

 

http://www.incubadora.lncc.br/

Leave a Reply