Noticias

CPTI-Petrópolis se destaca na Olimpíada de Robótica

By 28 de agosto de 2014 No Comments


 
Mais de 70 equipes apresentaram suas invenções e experimentos a estudantes, pesquisadores e interessados em robótica. Os petropolitanos ficaram com o primeiro e terceiro lugares.
 
Alunos do Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação (Cepti) Petrópolis e a Escola Técnica Ferreira Viana, localizada no Maracanã, conquistaram os três primeiros lugares na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Os estudantes petropolitanos ficaram com o primeiro e terceiro lugares, enquanto a escola carioca conquistou o segundo lugar.
 
A etapa regional da OBR foi realizada no Instituto Militar de Tecnologia (IME), no bairro Urca, Rio de Janeiro, no último sábado, dia 23. Mais de 70 equipes apresentaram suas invenções e experimentos a estudantes, pesquisadores e interessados em robótica. Com a premiação, as escolas da Faetec, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, foram classificadas para a competição nacional da Olimpíada de Robótica, que acontecerá em outubro, em São Paulo.
 
Os projetos vencedores do Cepti Petrópolis foram desenvolvidos no Laboratório de Sistemas Inteligentes e Robótica (SirLab) por alunos do Ensino Médio e orientados pelos professores Alberto Angonese e Eduardo Krempser. Os estudantes criaram um robô que funciona de forma autônoma e, na competição, deveria superar uma série de desafios propostos pela organização do evento, como desvio de obstáculos e resgate de uma vítima, representada por uma lata de refrigerante.
 
Já a equipe da ETE Ferreira Viana, segunda colocada, é composta por alunos dos cursos de Telecomunicações, Edificações, Mecânica, Eletrotécnica e Eletrônica e desenvolve projetos com conceitos dessas áreas. Para o coordenador da equipe de robótica da unidade, professor César Bastos, é importante participar de eventos desse porte devido ao reconhecimento e valorização no processo ensino e aprendizagem.
 
– Os alunos se sentem incluídos tecnologicamente e, desta forma, conseguem desenvolver projetos de alto nível cognitivo. Esse prêmio representa muito para a formação deles credibilidade da Faetec – disse.

Leave a Reply