Sem categoria

CONSELHO GESTOR PARQUE TECNOLÓGICO REGIÃO SERRANA RESUMO 209ª REUNIÃO de 11 de FEVEREIRO de 2014.

By 28 de fevereiro de 2014 No Comments

Local: NÚCLEO ACADÊMICO DO QUITANDINHA – NAQ (LNCC)
Início: 9:20 – Término: 11:45

 

Instituições Presentes: C2ES (Ivanir da Costa Alves), GET (Leonardo Lima), T2M (Antonio Carlos Mattos), INFO 4 (Alexandre Macedo), PROVIDER (Marcelo Carius), UCP (Paulo Cerqueira), FIOCRUZ (Marco Antonio Barbosa), FASE/FMP (Ricardo Tammela), LNCC (Flávio Toledo), UNESA (Marcilene Scantamburlo), SENAC (Luis Henrique Nascimento de Souza), CPTI (Marcio Campos), FAETERJ (Lucimar Cunha), FIRJAN (Ary Pinheiro), FACC (Alexandre Grojsgold).

 

Instituições Ausentes: MIC (André Alô), ALTERDATA (Ladmir Carvalho), ORANGE (Rodrigo Monteiro, Carlos Terra), EXCELLION (Rodrigo Ribeiro), GE-CELMA (Julio Talon), UFF, CEFET (Paulo Bittencourt), SENAI (Sandro Luiz Loureiro), SEBRAE (Sergio Ramos Carlos), PMP (Airton Coelho), SECT, FUNPAT (Gastão Reis), INT, SEDEIS (Luiz Fernando Bergamini, Eurico Marchon).

 

Convidados presentes: Adolfo Simões e Bruno do Nascimento (CPTI), Marcelo Metello (GET), Ana Hofmann e Gustavo Miguelez (Firjan).

 

(justificado) (confirmou presença, mas não compareceu) (não confirmou presença, nem compareceu) (vacante)

 

PAUTA:

 

Boas Vindas pelo anfitrião desta reunião (Alexandre Grojsgold em nome de Pedro Leite)
1.   Com a presença de 14 membros do CG/PTRS, representando 11 das 16 cadeiras do CG/PTRS como titular ou suplente ou substituto (quorum de 69%), a ata da 208ª Reunião do CG/PTRS foi aprovada.

 

2.   GT-PTRS:
• Assinatura Contrato de Compra MCTI/Bull: com a ausência de Pedro Leite não foi possível obter novas informações a respeito e o CG/PTRS decidiu por unanimidade que nenhuma notícia sobre este assunto deve ser veiculado na mídia pelos membros deste CG/PTRS até a efetiva assinatura do contrato de compra entre MCTI e a Bull, cuja previsão continua sendo até o final do mês em curso.

 

• Visita Marcelo Vertis/Sérgio Teixeira: Pedro Leite recebeu a visita destes 2 representantes da SEDEIS no LNCC no dia 24/1/14, mas pela ausência do Pedro Leite e dos representantes da SEDEIS, os detalhes desta visita não puderam ser expostos ao CG/PTRS.

 

• Reunião Pezão/Tutuca com PTRS para efetiva implantação do PTRS: Lucimar informa que a data da reunião do GT/PTRS com o Vice-Governador e Secretário Estadual de C&T deve ser informada até mais tardar 14/2/14; igualmente foi decidido pelo CG/PTRS que os Secretários de C&T de Nova Friburgo e Teresópolis devem ser convidados a participar desta reunião, o que Jonny Klemperer irá transmitir na reunião de 13/2 na Alterdata.

 

    • Formato jurídico PTRS: Flavio Toledo fez um resumo da reunião do GT/PTRS de 28/1/14 no LNCC, como início da longa caminhada para encontrar o formato jurídico ideal para o PTRS.

 

    • Reunião tripartite PTRS: a primeira reunião entre os secretários de C&T de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo foi remarcada de 26/1/14 para 13/2/14 na Alterdata/Teresópolis, tendo os 3 Secretários confirmado suas presenças, além de Ladmir Carvalho e Jonny Klemperer.

 

    • Obras UFF / Status quo prédio Gráfica Serrana / CICA/SERPRO em Petrópolis: estes 3 itens da pauta não puderam ser abordados pela ausência justificada (chamada de última hora para uma reunião com o Prefeito) de Airton Coelho e farão parte da pauta da próxima reunião   

 

 

3. GT-FEST (Fábrica Escola de Software e Testes):
• Ana Hofmann e Gustavo Miguelez da Firjan apresentaram o projeto recentemente criado pela Firjan para dar apoio às empresas de software do ERJ, dentro do programa “indústria criativa em apoio à indústria clássica” da Firjan (veja apresentação anexa);
• Como houve uma identificação plena deste programa com as ações em curso do GT-Qualificação/Sesi-Matemática, ficou definido que a interlocução na implantação deste projeto no PTRS se dará através do Gustavo Miguelez com este GT.

 

4. GT-Qualificação/SESI-Matemática:
• Sem o explícito apoio da PMP ao Plano de Ação deste GT para 2014, não foi possível chancelar a proposta enviada em 7/2/14;
• Após obtenção deste apoio pela PMP, a Coordenação deste GT irá enviar novamente o ppt do Plano de Ação 2014 ao CG/PTRS para que seja chancelado à distância, para evitar a convocação de uma reunião extraordinária.

 

5. GT-Interação PTs:

 

• Marcelo Carius informa que em Março terá notícias concretas neste sentido.

 

6. GT – SITE/Video:
• Alexandre Macedo apresentou ao vivo o novo site PTRS (www.ptecserra.com.br) com as exclusões relativas ao MPT e as inclusões do PTRS, além de algumas informações genéricas sobre Teresópolis e Nova Friburgo;
• Dentro do escopo “custo zero” da repaginação do site PTRS, cabe aos membros do CG/PTRS acessarem o site a enviarem suas contribuições à Info4;
• O remake do vídeo-institucional do PTRS deverá ser atacado de frente tão logo tenha sido oficializada a implantação do PTRS em Nova Friburgo e Teresópolis pelo Vice-Governador e Secretário Estadual de C&T, quando certamente será possível obter apoio financeiro para consecução desta ação.

 

7. GT-GET:
• Leonardo Lima narrou sobre a reunião do GET de 31/1/14 no SENAI e anunciou que terá nova reunião no dia 28/2/14 (hora e local a serem informados).

 

8. GT-RMP/Conectividade:
• Não abordado devido à ausência de Ladmir Carvalho e Airton Coelho.
9. GT-Biodiversidade:

 

  • Marco Antonio Barbosa fez o relato do evento de 29/1/14 na Fiocruz, que teve uma grande audiência por parte do público e a marcante presença de 4 representantes do Sanatório Naval de Nova Friburgo.

 

Assuntos Gerais:

    • Logomarca PTRS: após avaliação das amostras de papel-timbrado e cartão-de-visita da logomarca com skyline +40%, a mesma foi aprovada pelo CG/PTRS (vide anexo).

 

    • Candidatos a Governador: o CG/PTRS aprovou que os candidatos a governador das próximas eleições, deverão ser convidados para tomarem conhecimento dos planos e ações do PTRS.

 

    • Marcilene Scantamburlo contou como foi o evento ocorrido em 5/2/14, na Universidade Estácio de Sá, promovido pela Pauta Online (atualmente incubada no LNCC) e que contou com a presença do professor português, José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte. Narrou sobre a reunião ocorrida junto à Prefeitura Municipal de Petrópolis contando com a presença do Prefeito Rubens Bomtempo, chefe de Gabinete Luciane Bomtempo, além da Secretária e da Subsecretária de Educação, Secretário de Ciência e Tecnologia Airton Coelho, representantes da Pauta Online e Jose Pacheco com o intuito de montar uma escola modelo na cidade.

 

  • Marcelo Carius confirmou a presença e apresentação de Fabiano Cruz na próxima reunião do CG/PTRS.

 

PRÓXIMA REUNIÃO: 11/3/14 de 9:00 às 12:00 no SENAI (Rua Bingen, 130)

 

 

 

Petrópolis, 11 de Fevereiro de 2014

 

 

LNCC                                                  UNESA                                    FIRJAN

                                                          

                                  

T2M                                                     SENAC                                    INFO 4

 

                                              

PROVIDER                                          C2ES                                       FIOCRUZ

 

 

UCP                                                     FAETERJ                                 FACC  

                                                                                                         

 

FASE/FMP                                          CPTI                                        Coordenador CG/MPT

Leave a Reply