Noticias

Competição de robótica reúne alunos do ensino médio do CPTI

By 6 de outubro de 2014 No Comments

Foi realizado neste sábado no Centro Profissional de Tecnologia da Informação (CPTI), no Quitandinha, o Torneio Juvenil de Robótica. A competição reuniu alunos de seis escolas do ensino médio e técnico de dois estados do país, e teve início pela manhã e se estendeu ao longo do dia. A iniciativa serve para testar os conhecimentos dos alunos que montaram seus projetos embasados nos estudos de matemática e física.
 
De acordo com Alberto Angonese, professor e coordenador do laboratório de robótica da instituição, além de um dos organizadores do evento, junto com o também professor Eduardo Kremtser, este campeonato acontece todos os anos.
 
– O CPTI está recebendo o torneio que reúne alunos de várias instituições, entre elas o Colégio Canarinhos, São José, Ferreira Viana, do Rio de Janeiro, além de uma escola de São Paulo. Entre os participantes temos uma equipe que venceu o campeonato regional em agosto e estará presente na etapa estadual ainda este mês – explicou.
 
O torneio teve início às 10h e cada equipe participante já chegou ao local com o projeto que, de acordo com o professor, já estava sendo montado há algum tempo.
 
– É a oportunidade dos alunos demonstrarem o conteúdo aprendido ao longo do período em que estão na instituição. Temos algumas categorias às quais os participantes inscrevem o robô. Critérios de avaliação para apontar o vencedor, são utilizados para julgar os projetos. No caso do “resgate de alto risco”, o tempo ao qual o trajeto será concluído, as falhas e a maneira que as garras do projeto vão puxar a latinha – disse.
 
A equipe citada pelo coordenador de robótica estava muito bem prepanda. Os três alunos já analisavam o protótipo montado para participar da etapa estadual, sem esquecer a competição na unidade. O time composto pelos alunos Manuel Stilpen, Andrielli Ramos e Alexandre Thiago estuda no CPTI desde 2012.
 
– Começamos o nosso projeto no ano passado. Conseguimos vencer a etapa regional e já estamos aguardando a estadual, no próximo dia 17, no Rio de Janeiro. Vamos participar de uma modalidade e estamos produzindo outro robô – disse Manoel.
 
Instituição conta com 820 alunos
 
A instituição de ensino técnico profissionalizante, conta com 820 alunos nos turnos da manhã, tarde e noite. Para conhecer um pouco mais da unidade que funciona na Avenida Getúlio Vargas, no número 335, no Quitandinha, acesse o site: www.cptipetropolis.net.br. Neste existem mais informações sobre processos seletivos e inscrições para o ingresso na escola.

Leave a Reply