Noticias

Começa o período de pré-matrícula para o curso de Engenharia da UFF

By 28 de outubro de 2015 No Comments

O Campus da Universidade Federal Fluminense em Petrópolis começou a ganhar vida ontem, com a chegada dos estudantes para a pré-matrícula no curso de Engenharia de Produção, o primeiro a ser oferecido pela instituição na cidade.

 

As aulas começam no dia 25 de novembro. Equipe acadêmica e estudantes estão na expectativa para o início das atividades.

 

“A ansiedade para o início das aulas na UFF aqui em Petrópolis é grande. Com certeza a chegada da universidade inicia novos tempos aqui. Teremos uma cidade mais forte econômica e socialmente. Estou muito feliz e certo de que aqui terei um grande futuro”, declarou o estudante petropolitano Caio Mesitiere de Lemos, o primeiro colocado entre os 50 classificados, ao realizar a sua pré-matrícula na UFF Campus Petrópolis (Rua Domingos Silvério s/nº, Quitandinha) na manhã desta terça-feira (27/10). Além de Caio, outros estudantes e pais de alunos foram recepcionados pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Airton Coelho, que no ato estava representando o Prefeito Rubens Bomtempo, e também pela direção, coordenação e professores do Campus Petrópolis. “Este campus é resultado de um trabalho liderado pessoalmente pelo prefeito Rubens Bomtempo.

 

Ele trabalhou muito para tornar a instalação da UFF na cidade uma realidade. Quero parabenizar de forma especial a todos os petropolitanos que conquistaram a sua vaga na UFF, a primeira universidade pública da cidade, e também dar as boas vindas aos estudantes de fora. Estejam certos de que todos vocês estarão fazendo história junto com esse campus. O momento é para ser comemorado. Hoje estamos consolidando um sonho de Petrópolis”, disse Airton Coelho.

 

Emocionada, a diretora do Campus UFF Petrópolis, Marcelle de Sá Guimarães, lembrou do empenho da Prefeitura e da UFF para a instalação da unidade no município. “Trabalhamos juntos desde o início para que pudéssemos oferecer um ambiente acadêmico adequado, com as instalações necessárias para o desenvolvimento de um projeto pedagógico, sem dúvidas, inovador.

 

A partir de agora nos sentimos um pouco pais e mães desses alunos porque no dia a dia criamos um vínculo indescritível”. “Nunca pensei que fosse chegar em Petrópolis acompanhando o meu filho para a matrícula e veria uma recepção e estrutura como esta. Na atual situação do país, onde todos falam em crise, vemos a Prefeitura e a UFF unidas, investindo em educação. Parabéns para vocês. Entrego o meu filho a esta cidade e a esta conceituada instituição com orgulho e confiança”, destacou Marcelo Fonseca, que é de São Gonçalo e trouxe o filho para a matrícula.

 

De acordo com o calendário divulgado pela UFF ainda haverá mais três chamadas e a inscrição nas disciplinas. A lista nominal dos aprovados e a relação dos documentos para a realização da pré-matrícula podem ser acompanhadas pelo endereço eletrônico www.vestibular.uff.br/2015/edital3.

 

Filho da vereadora Gilda Beatriz, Victor Mendes da Silva, foi um dos aprovados para a UFF, Campus Petrópolis. Ele disse que esse é um momento de vitória para a cidade: “Esse é um dia especial para todos nós. É uma grande alegria ter uma
universidade do porte da UFF na cidade. Não vou precisar deixar a minha cidade natal para me qualificar.

 

Hoje já tivemos a oportunidade de ter o primeiro contato com os professores e com toda a estrutura. Não vejo a hora das aulas  começarem”. Apoio da Prefeitura – A instalação da estrutura acadêmica mais moderna da Escola de Engenharia da UFF, a primeira universidade pública de Petrópolis, é resultado do trabalho da Prefeitura, que garantiu a infraestrutura necessária para a vinda da instituição. Porém, faltava o espaço. O prédio aonde funcionava a Faculdade de Medicina, em Cascatinha, foi cedido pela Prefeitura para abrigar o Centro Vocacional Tecnológico.

 

A iniciativa garantiu ao município a cessão do prédio onde funcionava o Cetep, no antigo Ciep do Quitandinha, concretizando assim, o sonho da instalação de um campus da UFF em Petrópolis. A Prefeitura realizou todas as obras de reforma e adaptação do prédio e ainda adquiriu mobiliário, equipamentos, livros, material didático e ainda foi a responsável pelos laboratórios.

 

O Campus da UFF em Petrópolis é totalmente acessível com rampas e elevadores, tem acesso à internet em alta velocidade com cobertura wireless, conta com auditório, biblioteca, refeitório, quatro laboratórios temáticos, dez salas de aula, secretaria e atendimento ao aluno, coordenação de graduação, pósgraduação e do departamento de engenharia, laboratórios de Física I e II, Química e Informática, três salas de reunião, sala de professores e espaço de convivência. O anexo do prédio abrigará ainda incubadora de empresa e empresa júnior..

Leave a Reply