Noticias

Audiência pública na Câmara marca início da construção coletiva da lei friburguense de inovação

By 9 de julho de 2019 No Comments

Legislativo recebeu representantes do governo municipal, vereadores, empresas e universidades, além de lideranças de Petrópolis

Mesmo no frio intenso da noite friburguense, dezenas de pessoas participaram na última segunda-feira, 08, de encontro promovido pela secretaria municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior no plenário da Câmara Municipal de Nova Friburgo. O encontro foi aberto pelo prefeito em exercício, Marcelo Braune, que declarou: “Queremos construir junto aos diversos atores que compõem o sistema universitário, empresarial e governamental de Nova Friburgo esse projeto de lei que instituirá o sistema municipal de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação, estimulando cada vez mais iniciativas inovadoras na cidade.”

Após as exposições dos componentes da mesa de abertura e vereadores presentes, ressaltando a importância da estruturação da lei municipal de fomento à pesquisa, ciência, tecnologia e inovação, conforme preconizam os artigos 419 a 425 da Lei Orgânica Municipal, bem como a experiência de Petrópolis na construção e aprovação de sua legislação no mês passado, foi aberta a palavra aos demais participantes. Diversos temas foram abordados, destacando-se a necessidade de erradicação do analfabetismo digital, a importância de oferta de educação empreendedora, o objetivo comum de desenvolvimento de projetos conjuntos envolvendo governo, universidades e empresas, entre outros assuntos.

Além do prefeito em exercício Marcelo Braune, a mesa foi composta pelo secretário de Ciência e Tecnologia, professor Marcelo Verly; vereador Professor Pierre, relator da nova Lei Orgânica Municipal, aprovada em 2018; Felipe Diaz Bello, consultor do SEBRAE-RJ; Márcio Campos, produtor e apresentador do programa Ciência em Movimento da Rede TV Petrópolis; Marcelo Carius, presidente do SERRATEC (Parque Tecnológico da Região Serrana); Fernanda Gripp, coordenadora regional do SEBRAE-RJ; e Heloísa Stroligo, representando o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF), Júlio Cordeiro. Também estiveram presentes os vereadores Zezinho do Caminhão e Luiz Carlos Neves e o titular da pasta de Desenvolvimento Econômico do município de Nova Friburgo, Marcos Marins.

Ao final do encontro, foi constituído grupo de trabalho que terá 60 (sessenta) dias para elaborar minuta de projeto de lei, a qual será posteriormente submetido a novas audiências públicas e, após, à análise da procuradoria-geral do município e do Chefe do Executivo friburguense. O grupo de trabalho será composto pelos seguintes profissionais: Alessandra Jaccoud, Alfredo Silveira, Ana Moreira, Angela Fernandes, Diego Vieira, Felipe Saturnino, Fernanda Gripp, Heloísa Stroligo, Ivan Prado, Loyola Bechara, Marcos Marconi, Rodrigo Sena, Sílvia Sveiter, Sílvio Poeta e Thiago Mello. O primeiro encontro presencial já está agendado para dia 18 de julho, às 14:00, na sede do SEBRAE, localizada na Rua Fernando Bizzoto, 72 – Centro. A iniciativa conta com o apoio do grupo InovaFri, que vem trabalhando em prol do desenvolvimento do ecossistema local de inovação.

Fonte: Prefeitura de Nova Friburgo

Leave a Reply