Noticias

APLICATIVO DESENVOLVIDO POR EQUIPES DE PESQUISA DO LNCC/MCTI APRESENTA VISUALIZAÇÃO 3D E SIMULAÇÕES DO SISTEMA ARTERIAL HUMANO

By 20 de dezembro de 2013 No Comments

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Assistida por Computação Científica (INCT-MACC) e o Laboratório de Modelagem Hemodinâmica do Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC/MCTI (HeMoLab/LNCC) tem a satisfação de informar a disponibilidade do Sistema ADAN – WEB (http://hemolab.lncc.br/adan-web).
 
Este aplicativo apresenta em um ambiente de visualização 3D a modelagem e simulação computacional do mais completo sistema arterial humano existente em toda a comunidade científica internacional. Dirigido a todos os interessados no estudo e melhor entendimento da hemodinâmica do sistema cardiovascular humano, o aplicativo está construído sobre o Modelo ADAN (Anatomically Detailed Arterial Network) desenvolvido no HeMoLab/LNCC e contendo a descrição anatômica de 2142 artérias dentre as quais se encontram todas aquelas referenciadas nos livros de anatomia (tais como F.H. Netter, Atlas of Human Anatomy, Elsevier, 5th edition, 2011; W. Dauber, Pocket Atlas of Human Anatomy by H. Feneis, Thieme, 5th edition, 2007; e K. Moore et. al., Clinically Oriented Anatomy, Wolters Kluwer, 6th edition, 2010, dentre outros) o que, como mencionado, o caracteriza como o mais completo sistema de modelagem e simulação computacional do sistema cardiovascular humano existente em todo o mundo.
 
Este sistema fornece ainda a morfometria de cada vaso (diâmetro do lume, espessura da parede e comprimento do distrito arterial) assim como as propriedades mecânicas dos diferentes componentes que integram a parede arterial (elastina, colágeno e músculo liso). Estes diferenciais o distingue/singulariza ainda mais de todo o existente nesta área, o modelo ADAN fornece a hemodinâmica (pressão e fluxo sanguíneo no ciclo cardíaco em cada um dos seus 2142 vasos) obtida por meio da simulação computacional.
 
Sistemas computacionais com conteúdo científico tecnológico na fronteira do conhecimento, como o ADAN – WEB, são úteis para um melhor entendimento do funcionamento do sistema cardiovascular em condições normais ou alteradas seja por doenças ou por procedimentos médicos, contribuindo na diagnose, tratamento e planejamento cirúrgico em paciente específico assim como na formação de recursos humanos tanto na área da cardiologia/hemodinâmica como na área da modelagem e simulação computacional dos sistemas fisiológicos humanos.
 
Neste sentido, a relevância e importância estratégica que este tipo de desenvolvimento tem para o País são facilmente compreendidos se levarmos em consideração de que as doenças cardiovasculares são e continuarão a ser a principal causa de morte na população mundial, incluindo países como o Brasil onde a cardiopatia isquêmica e as doenças vasculares cerebrais representam em conjunto 30% das mortes e onde sua importância social é corroborada ainda por representarem a principal causa de aposentadorias, a segunda causa de internações e a principal causa de gastos com estas internações.
 
Elaborado ao longo destes últimos 4 anos pela equipe do HeMoLab/LNCC e dentro dos objetivos do INCT-MACC, o Sistema ADAN – WEB contou, para seu desenvolvimento, com o apoio do MCTI, CNPq, FAPERJ, CAPES e FINEP dentre outras instituições de apoio às atividades de P&D no País.
 
Finalmente o Sistema ADAN – WEB pode ser acessado livremente empregando qualquer browser com suporte WebGL no endereço http://hemolab.lncc.br/adan-web onde, inclusive, existem maiores informações sobre o sistema, a equipe de desenvolvimento e as instituições patrocinadoras.

Leave a Reply