Sem categoria

Alunos da FAETERJ/Petrópolis obtém primeiro lugar na etapa regional de robótica

By 9 de agosto de 2019 No Comments

Olimpíada Brasileira de Robótica 2019

Alunos da CPTI/FAETERJ-Petrópolis, entidade mantida pela Faetec, obtém primeiro lugar na etapa regional de robótica. Eles fazem parte do laboratório SIR Lab, do curso de Técnico em Informática. Representaram a instituição na Olimpíada Brasileira de Robótica 2019 (OBR).

A equipe SIR Breguete, composta pelos alunos Lucas MunizBianca Domingos e Christian Neves, participaram da etapa regional da OBR em Teresópolis. O evento que ocorreu na Unifeso (03/08) faz parte do cronograma que classifica as equipes para a etapa nacional.

A competição é dividida em três níveis (0, 1 e 2), o Nível 0 são para os estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. O Nível 1 compõe alunos que estão no 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental, o Nível 2 são alunos do 8º, 9º ano e também do Ensino Médio e/ou Técnico. Os níveis 1 e 2 classificam para a Etapa Nacional, os alunos do CPTI/FAETERJ-Petrópolis concorreram no Nível 2.

 

 

A competição

A Etapa Regional da OBR consistiu na Modalidade Prática. O objetivo foi “simular um ambiente real de desastre onde o resgate das vítimas precisa ser realizado por robôs”. O desenvolvimento dos robôs deveria atender algumas dinâmicas, como: agilidade para superar terrenos irregulares, transpor caminhos (gaps na linha), desviar de escombros e, subir montanhas para salvamento de vítimas.

“Em um ambiente hostil, muito perigoso para o ser humano, um robô completamente autônomo desenvolvido pela equipe de estudantes recebe uma tarefa difícil: resgatar vítimas sem interferência humana”

Além disso, os robôs tinha de ser autônomos, ou seja, sem uso de controle remoto pelos participantes. Também não era permitido a participação dos professores na realização de tarefas, cabendo a eles, somente, o incentivo e mentoria.

 

A importância da Robótica

Com um mundo cada vez mais informatizado, o estudo da robótica acaba sendo algo inerente a toda essa modernização. Todavia, esses “seres mecânicos”, não são idealizações do nosso tempo. Pelo contrário, a história nos revela que desde a antiguidade já se pensava em máquinas auxiliando os humanos.

Com toda certeza o que nos faltou, eram os avanços tecnológicos que poderiam propiciar a construção dessas máquinas. Com a Revolução Industrial houve uma modernização na produção. O processo de fabricação se tornou maior e mais eficaz. Dando, posteriormente, mais tempo para o desenvolvimento de novas tecnologias.

Atualmente, caminhamos a passos largos, em artigos que escrevi (leia aqui e aqui) evidenciei um pouco do que já avançou de fato e ainda irá acontecer nos próximos anos. Portanto, precisamos estar comprometidos com a novas gerações. Proporcionando a elas o desenvolvimento de habilidades que consigam lidar com todas essas tecnologias. Esse é um compromisso do Governo Estadual e das Secretarias de Estado, aqui representadas pela SECTI.

 

Orgulho para Faetec

O prêmio de 1º lugar, da  Equipe SIR Breguete, é uma grande conquista. O presidente da Faetec, Romulo Massacesi, exaltou os feitos do CPTI/FAETERJ-Petrópolis. Ele previu a implantação de um HUBLab na instituição, ainda este ano. O objetivo é fortalecer, ainda mais, a unidade de ensino. Que certamente vem sendo referência em robótica e no desenvolvimento de softwares.

Fonte: http://www.leorodrigues.rio.br/2019/08/08/instituto-amparado-pela-faetec-e-primeiro-lugar-na-etapa-regional-de-robotica/

Leave a Reply