Noticias

Aluno da Faetec recebe prêmio das mãos da Presidenta Dilma Rousseff

By 20 de dezembro de 2012 No Comments

 

 

O aluno Thiago Tavares Magalhães, da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faeterj) Petrópolis, recebeu na última terça-feira (18/12) o troféu de terceiro colocado na categoria Estudante do Ensino Superior no Prêmio Jovem Cientista (PJC) 2012.

Estudante do curso de Tecnologia da Informação e Comunicação, Thiago, de 20 anos, criou um programa, com a orientação do professor Eduardo Krempser, que ajuda a evitar o aparecimento de lesões graves durante a prática de atividades físicas, e foi premiado com o trabalho: “Predição da gravidade de lesões em atletas via programação genética”, vencedor entre os mais de 2 mil trabalhos inscritos em todo o Brasil.

Além do valor simbólico do troféu, o aluno da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) receberá uma bolsa de iniciação científica ou mestrado, e um incentivo no valor de R$ 10 mil reais para prosseguir com a pesquisa.

A cerimônia, em sua 26º edição, abordou a “Inovação Tecnológica nos Esportes”, tema este que está diretamente relacionado com a oportunidade de o Brasil sediar grandes eventos esportivos nos próximos anos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

A presidenta da República, Dilma Rousseff, em seu discurso de agradecimento, no auditório do Palácio do Planalto, ressaltou a importância de premiações que valorizem a pesquisa no Brasil.

– Os prêmios que hoje entregamos representam o reconhecimento da importância da pesquisa científica para a construção de um Brasil mais desenvolvido. A dedicação, o talento e a curiosidade de vocês contribui não só para a criação de seus próprios horizontes, mas também constrói um futuro melhor para o nosso pais – afirma a presidenta.

Ela ainda afirmou que o país continuará investindo para estimular o desenvolvimento da ciência e tecnologia, e aproveitou para citar iniciativas como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a expansão do acesso ao ensino superior, com o crescimento da rede federal de universidades, o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

Saiba mais:

Alunos exibem a premiação ao lado da presidenta e dos organizadores do evento

 

O Prêmio Jovem Cientista, instituído pelo CNPq em 1981, conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho, da Gerdau e da General Electric (GE). A ideia é estimular novos talentos na ciência, investindo em estudantes e pesquisadores que buscam soluções para os desafios da realidade brasileira. Ele está dividido em cinco categorias: Estudante do Ensino Médio, Estudante do Ensino Superior, Graduado, Mérito Institucional e Menção Honrosa.

Este ano o prêmio recebeu 2.070 inscrições, sendo que 197 foram de estudantes graduados, 105 do ensino superior e 1.768 do ensino médio. O valor total oferecido foi de R$ 600 mil reais em prêmios, incluindo as bolsas de estudos concedidas pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). O tema da edição de 2013 será: “Água: desafios para a sociedade”.

Thiago Magalhães, além de aluno da Faetec, também é bolsista de Iniciação Científica do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC-MCTI).

A Faeterj Petrópolis fica na avenida Getulio Vargas, nº 333, Quitandinha, Petrópolis. Outras informações pelo telefone da Central de Atendimento da Rede: (21) 2332-4085.

Fonte: FAETEC

Leave a Reply